10 dicas para lidar com a traição virtual
Ao descobrir a traição virtual do marido algumas ações podem ajudar a esposa no sentido de resolver a questão e melhorar o relacionamento.
Suely Buriasco
Você descobriu que seu marido manda mensagens para outras mulheres pela internet e está se sentindo traída; no entanto, ele alega que é apenas uma brincadeira e que você está dramatizando. Como agir?
Observe as seguintes dicas:
1- Coloque as ideias em ordem
Antes de qualquer coisa você precisa cuidar de você mesmo e acalmar as emoções, porque precisará de muito equilíbrio para resolver essa questão.
2- Decida quais são os seus limites
Você precisa definir o que aceita ou não, pense no que é negociável, assim você terá mais chance de ser objetiva quanto a questão.
3- Converse com seu marido
Procure não discutir, mas esclareça os seus pensamentos e exponha sobre o que é limite para você. Pergunte mais do que afirme; isso fará com que ele reflita sobre os próprios atos e não se esquive. Lembre-se que deve ser uma conversa madura, procure não perder o foco.
4- Esclareça os pontos
É importante que você tente compreender seu marido. Leve em consideração que muitas pessoas acreditam que não havendo contato físico, não é traição. Nesse caso proponha algumas reflexões:
-
Pergunte a ele por que então fazia escondido? Sendo apenas uma brincadeira, por que você não podia saber? Deixe que ele reflita sobre o sigilo e a quebra de confiança.
-
Peça para ele se colocar no seu lugar e então pergunte se ele não se incomodaria.
5- Não queira resolver tudo de uma vez
Por mais que você seja tentada a colocar ponto final na questão, tentar resolver tudo de uma vez pode não ser uma boa ideia. Procure deixar que ele pense sobre o que conversaram, deixe no ar que terão mais coisas a tratar. Aproveite o tempo para se preparar para uma nova conversa.
6- Pergunte o que ele tem a dizer
Numa próxima conversa peça para ele falar e ouça mais do que fale, mesmo que doa muito, tente manter a atenção. Pergunte o que ele tem a dizer sobre a conversa que tiveram.
7- Tenha atitudes positivas
Mantenha a conversa no foco, cuidado para ele não divagar na tentativa de mudar de assunto, seja positiva e volte ao assunto que precisa ser tratado.
8- Não se deixe levar
Lembre-se que você se preparou para essa conversa e deve direcioná-la. Caso ele queira brigar, usar palavras agressivas ou mudar as coisas acusando você; termine a conversa e diga que falarão quando ele estiver mais calmo. Não aceite que ele conduza a situação.
9- Você também precisa rever a situação
Algumas coisas precisam ser revistas no relacionamento de vocês, claro que nada justifica a traição, nem mesmo a virtual, mas é bem provável que você encontre formas de melhorar o relacionamento.
10- Decida com discernimento
Por um lado não é recomendável resolver tudo numa conversa, por outro o assunto não pode se estender muito. Então você terá que decidir-se e cobrar dele um fim para essa situação.
É importante não desconsiderar a necessidade de procurar ajuda profissional caso seu marido não mude de atitude. Em entrevista cedida ao repórter Sérgio Teixeira do jornal Folha da Região de São Paulo a psicóloga Marisa de Abreu afirmou que: “No que se refere a pessoa que traiu podemos indicar a psicoterapia para receber ajuda e entender o porquê desta traição“.