10 dicas para não ser inconveniente no trabalho

Importante estar atento para atitudes inconvenientes no ambiente de trabalho que muito prejudicam o profissional e possam estar passando despercebidas.

Suely Buriasco

Agir de forma imprópria no trabalho causa muitos problemas, incluindo conflitos com colegas e chefia que podem ter resultados muitos negativos para a sua carreira. Mudar atitudes de forma a conviver melhor com os colegas e tornar mais harmonioso o ambiente profissional é medida sábia.

Assim, vale muito prestar atenção nas seguintes dicas:

1- Fale em tom audível

Falar alto desconcentra os colegas e provoca irritação, além de demonstrar falta de educação. Em contrapartida, falar baixo demais incomoda quem precisa ouvir e demonstra insegurança, o que não é nada recomendável.

2- Cuidado com as brincadeiras

Bom humor é fundamental, mas muito cuidado com piadinhas no ambiente de trabalho; nada mais chato do que aquele colega que faz graça de tudo. Comentários preconceituosos e inoportunos são sempre de péssimo gosto.

3- Não banque o folgado

Quer emprestado? Peça. Emprestou? Devolva. Simples assim! Mesmo quando oferecido, não divida sempre o lanche alheio; traga o seu ou proponha um rodízio com os colegas.

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4- Controle a curiosidade

Um colega que quer saber de tudo e vive fazendo perguntas que não têm relação com o trabalho, torna-se cansativo e inoportuno. Querer saber demais pode causar muitos problemas.

5- Não se envolva em fofoca

Falar de um colega para o outro, mesmo sem intenção, acaba ficando mal para você. Também é preciso tomar cuidado com comentários dos outros que podem envolvê-lo em conversas impróprias.

6- Cuidado com o som

Todo tipo de som deve ser controlado, mas ouvir música é muito perigoso. Algumas pessoas trabalham bem com elas, outras, simplesmente não conseguem. Caso não haja impedimento da direção, o melhor é usar fones de ouvido.

7- Seja pontual

Cumprir prazos e horários são atitudes básicas para qualquer profissional; colaboradores atrasados causam muitos inconvenientes no trabalho e são tidos de forma muita negativa entre os colegas.

8- Dê atenção à higiene e à aparência

É muito desagradável trabalhar com um colega desmazelado, que não demonstra atenção nem consigo próprio. Todo cuidado com a higiene é fundamental, incluindo pequenos detalhes como as unhas e o hálito, por exemplo.

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9- Tenha consideração para com os colegas

Falta de respeito e educação é inapropriado em qualquer lugar, mais especialmente no ambiente de trabalho. É preciso valorizar a fala e as ações dos outros, jamais menosprezar o trabalho ou a ideia de alguém e manter sempre o respeito no trato com os colegas.

10- Seja colaborativo

Intransigência, inflexibilidade e competitividade são totalmente desfavoráveis também para bons relacionamentos profissionais. Um colega que não colabora com nada e quer que tudo aconteça a seu modo é muito chato e inconveniente. É importante lembrar que trabalhar em grupo exige o mínimo de cooperação.

Como mediadora, atuando em empresas, já presenciei muitos conflitos fruto dos comportamentos inconvenientes listados acima. O grande problema é que tanto a empresa como cada um dos colaboradores perde muito com tudo isso. Dessa forma é fundamental analisar o próprio comportamento com a intenção de identificar a possibilidade de estar, de alguma forma, sendo inoportuno. O sucesso profissional depende das posturas que você assume no trabalho.

Mudar comportamentos negativos é crescer como ser humano e como profissional.

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Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.