10 lições para ser um melhor cidadão brasileiro

Podemos transformar nosso país se cada um de nós colocar em prática estas 10 lições de cidadania.

C. A. Ayres

Quer um país melhor? Então faça sua parte colocando em prática estas lições:

1. Seja honesto

Não adianta reclamar da corrupção se você não está disposto a viver totalmente a honestidade que requer dos líderes do país. Se cada pai ou mãe der o exemplo de honestidade aos filhos, cada lar, cada bairro, cidade e estado, além de viverem sem corrupção, estarão criando líderes que presidirão o país no futuro.

2. Seja ético

Respeito, educação, paciência, gentileza, amor ao próximo vêm de berço. Aplicar a regra de ouro uns com os outros, começando no lar, é criar seres humanos que respeitarão outros, que falarão baixo, que esperarão a vez, que não tentarão tirar vantagem, enfim, tudo isso começa em casa.

3. Seja simples e econômico

Frugalidade é uma das palavras mais bonitas que existe. Saber viver bem com o básico elimina o materialismo, traz felicidade a partir da gratidão pelo que se tem ao invés de se lamentar pelo que não se tem. O brasileiro tem riquezas naturais que muitos países jamais terão. Desfrute dessas maravilhas com responsabilidade, sem consumismo exagerado.

Viver a autossuficiência, sem dívidas, mesmo que seja uma vida simples, é a real liberdade.

Advertisement

4. Seja patriota

Isso significa vestir a camisa mesmo quando o barco está afundando. Preserve, recicle, visite lugares, orgulhe-se de suas raízes.

A lealdade ao país é diferente da obediência ao governo e apoio à politicagem, ainda somos brasileiros mesmo que vivendo em meio a injustiça. Não precisamos seguir o exemplo dos injustos e corruptos.

5. Sonhe alto

Acreditar que os sonhos podem ser alcançados, viver de forma a realizá-los, e agradecer cada passo dado em direção a eles, com coragem, persistência e honestidade. Sonhos não se tornam realidade facilmente, é necessário trabalho duro, determinação e suor. E isso o brasileiro tem de sobra.

6. Trabalhe duro

Trabalhar é parte da necessidade de viver, não sobreviver. Buscar por melhores condições, sem se alienar, fazendo a diferença, andando a segunda milha, cedo ou tarde trará bons frutos. Como sabemos, sucesso vem antes de trabalho somente no dicionário.

7. Ame e seja amado

Ninguém é perfeito, mas cada um pode encontrar alguém que lhe complete. Se você já se machucou, dê a si mesmo uma segunda chance. Confie nas pessoas. Confie no amor.

Advertisement

Tudo depende de respeito, consideração, dedicação, amor e comprometimento. Se você amar a vida, a vida lhe amará de volta.

8. Faça o bem

Cristo disse que “quando servirdes a um de meus pequeninos, a mim o servirdes”. Dedicar-se a ajudar as pessoas é abrir a visão, ganhar tolerância, aprender a ser grato e entender o propósito da própria vida.

Todas as pessoas à sua volta precisam de você. Seja de um pedaço de pão, para aprender a pescar, ou mesmo de um sorriso. O brasileiro é conhecido como um povo de coração aberto. Passe às suas gerações essa qualidade.

9. Ame a sua família

Afinal, eles lhe conhecem verdadeiramente e apesar de saberem todos os seus defeitos, estão ao seu lado, estarão quando você mais precisar. Eles são seu maior tesouro e a fonte de sua verdadeira felicidade.

Madre Teresa disse, “O que você pode fazer para promover a paz no mundo? Vá para casa e ame sua família”. Sim, e ensine-os a amar e respeitar as outras famílias da mesma forma.

Advertisement

10. Tenha fé em Deus

Deus é onipotente, onisciente e Pai de todos nós, independente de raça, cor, credo, de acreditarmos n’Ele ou não. Ele não deixa de existir porque algumas pessoas não acreditam n’Ele ou não conhecem a Sua paz.

Se você ainda tem dúvidas de que Ele existe, Ele não tem dúvidas do amor que sente por você. Faça as pazes com Ele. Ele estará sempre de braços abertos à sua espera. Seja uma luz que O represente a todos à sua volta. Isso lhe trará paz. E paz é o que o Brasil precisa.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.