10 maneiras de apoiar uma mãe sozinha
Quando uma mãe sozinha é apoiada por familiares e amigos um serviço sagrado está sendo executado.
Erika Strassburger
Você provavelmente deve conhecer uma ou várias mães que criam seus filhos sozinhas. Muitas são divorciadas, outras tantas são solteiras e outras, viúvas.
Infelizmente a quantidade de mães sozinhas cresce assustadoramente a cada dia. Cada uma delas tem uma história triste de perda ou abandono para contar. Mas a maioria deixou essas histórias no passado e só quer viver e ser feliz ao lado dos seus filhos e dar-lhes o melhor que puder. Mas nada disso é possível sem uma boa dose de sacrifício.
Sacrifício é a palavra que define qualquer mãe dedicada. Mas para as sozinhas é a palavra perfeita. Sempre que você vir uma mãe sozinha, saiba que você está diante de alguém que se doa grandemente, que merece sua profunda admiração e respeito.
Muitas mães sozinhas têm poucas pessoas ou mesmo ninguém com quem contar. Elas trabalham, cuidam da casa, dão toda assistência aos filhos e precisam, muitas vezes, gerenciar um orçamento apertado. Muitas delas não têm carro, precisam pegar condução ou taxi sempre que necessário. Não têm plano de saúde, precisam enfrentar as filas intermináveis nos postos de saúde. E se necessitam de um atendimento especializado para seus filhos, precisam madrugar em busca de tratamento nas cidades maiores ou capitais.
E quando ficam doentes? Aí complicou de vez! Uma mãe sozinha não pode se dar ao luxo de ficar doente. “Quem vai cuidar dos meus filhos?” É a pergunta que estará no topo de suas preocupações.
Saiba que você pode apoiar, e muito, uma mãe sozinha. E não precisa fazer tanto quanto imagina. O pouco que você fizer, será muito para ela. Veja o que fazer:
1 – Ofereça uma carona
Você nem imagina como uma carona é bem-vinda em dias de sol escaldante, chuvas torrentes ou frio intenso quando precisam sair com seus filhos.
2 – Ofereça-se para cuidar dos filhos dela durante algumas horas
Pense bem, às vezes as mães não podem fazer algo importante como ir ao médico, quando não podem contar com alguém para ficar com seus filhos, a não ser que possam levá-los consigo. Muitas mães estão tão cansadas, que só queriam descansar um pouco, umas duas horas de sono seria o paraíso. E ir ao mercado, então! Com crianças é complicado demais.
3 – Faça compras e pagamentos para ela
Se não puder ficar com seus filhos, peça a lista de compras e vá comprar os produtos que ela esteja precisando. Ou ofereça-se para ir ao banco pra ela.
4 – Lave sua louça
Nem se ofereça, porque ela pode ficar envergonhada de aceitar sua ajuda. Se você tem intimidade o suficiente, comece a lavá-la sem dar muitas explicações.
5 – Limpe seu jardim e faça outros serviços e reparos
Chame pessoas para ajudar e façam um mutirão para limpar o pátio, cortar a grama, juntar as folhas, arrancar as ervas daninhas, lavar calçadas, consertar a cerca, pintar paredes, trocar tomadas, dar banho no cachorro etc.
6 – Leve os filhos dela para passear
Você não imagina como ela fica frustrada, muitas vezes, por não ter tempo para levar seus filhos para passear. Ou, se for adequado, leve toda a família para dar um passeio. Ou busque ela e seus filhos para passar um dia na sua casa.
7 – Seja amável com os filhos dela
Lembre-se de que ela não tem um marido para apoiá-la e gostaria muito de ter uma figura masculina para servir de referência para seus filhos. Se você for homem, você poderá ajudar muito conversando com as crianças, jogando um pouco de bola com elas ou fazendo outras atividades adequadas.
8 – Relate, se notar algo de anormal
Muitas mães sozinhas contratam babás que cuidam das crianças em casa. Elas ficam o dia todo fora e não conseguem estar por dentro de tudo o que acontece em casa. Se você mora na vizinhança e perceber que as crianças estão sendo maltratadas, ou que há uma movimentação de pessoas estranhas, não hesite em comunicá-las. Ou se souber que as crianças estão sendo vítimas de valentões, informe imediatamente.
9 – Compartilhe seu alimento pronto com ela
Imagine a alegria dela, ao chegar cansada do trabalho, vê-lo chegando com uma refeição – ou parte dela – prontinha para comer!
10 – Coloque-se à disposição
Diga a ela que pode contar com você para o que precisar. E pergunte, de vez em quando, se ela está precisando de algo.
Toda ajuda oferecida, por mais simples que pareça, representa o alívio do fardo dessas mães. Então, esforce-se para fazer algo para ajudá-las. Ao servi-las de boa vontade, você sentirá alegria e amor que advém de um serviço abnegado. Você sentirá a aprovação divina para a sua ação. E essa ação será recompensada com bênçãos grandiosas para a sua vida.