10 Maneiras para melhorar sua autoestima

10 Maneiras de aumentar sua autoestima e gostar-se mais.

Sep 16, 2014   |   305 views   |   181 shares
  • Vivemos numa sociedade em que as pessoas são muito mais valorizadas pelas suas condições financeiras, i.e. poder aquisitivo, e formação acadêmica do que pela sua personalidade, caráter ou qualidades. A própria mídia incute isso em nossa mente. Assim, torna-se cada vez mais necessário investir em nossa autoestima. Segundo o dicionário, autoestima significa "apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe te confiança nos próprios atos e pensamentos".

    Já passei por diversas situações em que minha autoestima foi colocada à prova e isso acontece constantemente, por isso quero compartilhar 10 sugestões que uso para mim mesma de como podemos aumentar nosso amor próprio:

  • 1 - Faça uma lista de suas qualidades e habilidades

    Se tivermos dificuldades de elaborar esta lista, podemos consultar familiares ou amigos que nos conheçam melhor para saber o que eles observaram sobre nossas características.

    2 - Busque todos os meios disponíveis para desenvolver-se pessoal, emocional, intelectual e fisicamente.

    3 - Procure maneiras de ajudar outras pessoas a se desenvolverem também, porque quando servimos outros, sentimo-nos edificados e mais úteis, aumentando nossa autoestima, consequentemente.

  • 4 - Seja diligente e responsável com suas obrigações e deveres

    Seja em casa, no trabalho, na escola, na faculdade ou em qualquer outro lugar onde tenhamos responsabilidades, precisamos dar o nosso melhor, assim sentiremos que nossa contribuição faz uma diferença positiva nos grupos dos quais fazemos parte. A autoestima é nutrida com esse tipo de atitude.

  • 5 – Seja grato por ser quem você é

    Aceitar a si mesmo é um ponto chave e fundamental para ter a autoestima elevada. Conhecer nossos pontos fracos e fortes e a partir disso, saber como desenvolver nossas qualidades nos torna mais seguros e gratos por sermos quem somos.

    6 - Filtre o estereótipo veiculado pela mídia do que seja o tipo "ideal" de pessoa bem sucedida.

    Embora algumas vezes a mídia dê boas dicas e ideias de como tornar-se bem sucedido, em muitas ocasiões, o perfil que ela veicula do que seria uma pessoa de sucesso é muito diferente do nosso próprio perfil, o que faz com que nos sintamos inferiorizados e inseguros. Por isso, é sempre bom questionar tais informações e termos em mente nossa própria opinião e convicção do que significa ser bem sucedido.

  • 7 - Desenvolva um sentimento de alegria pelo sucesso alheio

    Essa atitude nos ajuda a evitarmos sentimentos de inveja, ao mesmo tempo em que atrai coisas boas para nossa própria vida. Tem a ver com a aceitação de si mesmo. Não precisamos nos sentir diminuídos quando outra pessoa é bem sucedida.

  • 8 - Elimine maus hábitos e trabalhar para diminuir seus pontos fracos

  • 9 - Cultive bons pensamentos

  • 10 - Peça ajuda profissional, quando necessário

    Algumas vezes, por mais que nos esforcemos, talvez não consigamos sozinhos superar traumas e inseguranças passadas, então podemos recorrer à ajuda de um profissional como, por exemplo, um psicólogo, terapeuta ou psiquiatra, para superarmos o problema.

    Tenho certeza que ao colocar em prática essas 10 sugestões, a sua autoestima vai aumentar de forma surpreendente! Vale a pena aplicá-las em sua própria vida e compartilhá-las também!

0

Deixe-nos sua opinião ou sugestão
 

Muito obrigado por inscrever-se em nossa newsletter. Aproveite os artigos mais recentes