11 atividades para aproximar as crianças dos avós
Avôs e avós são necessários durante o crescimento de uma criança assim como vitaminas.
Michele Coronetti
Amor de mãe é incondicional! O que falar do amor de avó? Amor de pai é infinito! Como será o amor de um avô?
Muitos avós têm a alegria de ter contato sempre com seus netos, até cuidam deles durante a jornada de trabalho dos pais. Mas, por outro lado, nem todos têm essa vantagem. Muitas vezes é necessária uma grande viagem para que seus filhos tenham contato com os avós, e o tempo pode ser curto. Então, que tal se preparar para este momento e tirar o máximo de proveito do amor entre avós e netos?
-
Peça para seus pais tirarem aquela caixa de lembranças cheia de fotos, documentos, medalhas, lenços bordados, luvinhas e outros tesouros e apresentarem as preciosidades tão bem guardadas e cuidadas para seus filhos. É claro que nem será preciso pedir para eles contarem as histórias correspondentes. Isso virá naturalmente com a curiosidade das crianças e a lembrança dos avós.
-
Convide seus pais para um piquenique e peça para eles levarem algumas brincadeiras de sua época de criança. Muitas brincadeiras mudaram de versão ou simplesmente ficaram esquecidas devido à correria dos dias de hoje – nada mais justo do que deixar seus pais ou sogros felizes com as brincadeiras da época deles.
-
Marque um cineminha para maiores e menores, onde só entram menores de 18 e maiores de 50 anos. Não se esqueça de fornecer a pipoca e o refrigerante!
Advertisement -
O vovô estará ocupado no sábado, cuidando do jardim ou consertando algo? Que ótimo! Pergunte se seu filho pode acompanhá-lo e ajudá-lo, e até aprender a fazer algo diferente da rotina dele. A vovó estará ocupada abrindo massa ou costurando? Faça o mesmo. Lembro-me com carinho de ficar ao lado da máquina de costura da minha avó e, com retalhos, fazer roupinhas de bonecas à mão, com os olhares atentos corrigindo o que estava fazendo de errado, mas sem parar um minuto seu próprio trabalho.
-
Dê um livro novo ou pegue um que já está na estante e peça para os avós lerem aos seus filhos. Não será apenas uma leitura, como a que costumamos fazer, será quase um teatrinho, com muita explicação e parada para risadas, comentários, ensinamentos…
-
Os avós têm algum talento musical? Se não tiverem, não tem problema. Reúna-os às crianças e proponha canções da época deles, infantis ou que foram sucessos. Deixe-os nesta imersão de história, apresentação física do vinil, das várias rotações, da fita cassete…
-
Que tal pedir aos avós que montem um quebra-cabeça com seus filhos? Eles terão muito tempo para se concentrarem, conversarem, elogiarem quando uma peça é encontrada, e o tempo passará agradável ao lado deles!
-
Ou então um jogo de tabuleiro. Jogo simples como resta um, pega-varetas, ou até uma batalha naval ou jogo da velha. Divertido, agradável e um tempo a ser guardado no coração para sempre!
Advertisement -
E que tal a ideia de deixar a câmera fotográfica na mão dos seus filhos para tirarem muitas fotos junto com seus avós? Talvez eles até deixem os avós tirarem algumas…
-
Passeios em lugares mais familiares dos avós é sempre uma grande aventura para as crianças. Eles contam como a paisagem era antes, o que mudou e o que está do mesmo jeito, falam sobre o crescimento urbano, desmatamento e outras histórias.
-
Próximo a uma data especial? Desafie avós e netos a montar um teatro para a ocasião. Será muito bom a criatividade acompanhar a sabedoria e resultar em um momento agradabilíssimo para toda a família!
Mesmo que seu filho ainda seja um bebê, não o deixe longe dos avós. Promova algum tempo para que eles possam curtir o pequeno, mesmo sem a obrigação de cuidar enquanto você se ausenta, mas para que seu amor possa construir um futuro significativo para toda a família!
Nota do editor: Se netos e avós são separados pela distância, há formas de se conectarem também. Leia o artigo Como criar e fortalecer relacionamentos à distância.