13 questões que você deve saber as respostas antes de se casar

O amor pode tudo. Mas é necessário amadurecê-lo se quiser ter um casamento de sucesso.

Chris Ayres

Oct 02, 2012   |   10,294 views   |   103 shares
  • A partir de uma perspectiva psicológica, o amor é um bem-estar mental associado à satisfação afetiva, sexual, e por que não dizer, espiritual.

    A história do amor irracional, a paixão e a loucura do desejo já foi ilustrada por grandes escritores como William Shakespeare com a história de Romeu e Julieta, por exemplo. Em dramas, novelas, filmes ou mesmo em contos de fada, lemos, vemos e sentimos que as dificuldades basicamente se acabam quando duas pessoas que se amam finalmente conseguem ficar juntas. Mas sabemos que o "felizes para sempre" traduz apenas o começo da história. A noção de que a força do amor é tão profunda que só acontecerá se os que se amam puderem estar juntos cria a impressão de que o amor é tudo o que é necessário para um casamento duradouro.

    É comum vermos casais inexperientes ao se casarem justificarem o desejo de estar juntos com "o amor é lindo e tudo pode". Realmente, o amor tudo pode. Mas é necessário começar a amadurecer esse amor antes do casamento ou com urgência depois do casamento, dia a dia, antes que os problemas massacrem a relação, e outros problemas como abuso, traição, distância e desprezo, para não citar o divórcio, ocorram.

    Algumas perguntas que você precisa responder afirmativamente ANTES de se casar, ou sem demora após o dia da sua união com outra pessoa:

    1. Você conhece a si mesmo?

    É importante encontrar a pessoa certa, mas e você, considera-se a pessoa certa? Isso inclui saber o que gosta e o que não gosta, estar saudável psicologicamente, ser confiável, empático, altruísta e capaz de compartilhar e cuidar de outra pessoa. As qualidades que você busca no outro também se aplicam a você mesmo. Quanto mais você se conhece, mais saberá o que procurar no outro, e menos sofrerá as consequências do que você não espera que aconteça. Sinceramente, se você não se conhece, relação nenhuma lhe completará.

    2. Vocês se aceitam como realmente são?

    Isso inclui aceitar que ninguém é perfeito, que todos possuem defeitos, limites e certos atributos que podem ser detestáveis para você. Os problemas conjugais começam basicamente da tentativa de um querer que o outro mude. Mas, a mudança é difícil e ninguém muda ninguém, mas cada um é responsável apenas pelas mudanças que pode fazer em si mesmo.

    3. Incluindo o período de namoro e noivado, sua vida de solteiro tem sido tranquila?

    Isso envolve se dar bem com a outra pessoa, saber como resolver os problemas, conversar civilizadamente, aplicar empatia, tolerância e boa vontade. Discutir é normal em qualquer relação íntima, mas você precisa ter certeza que os argumentos dessas brigas são construtivos, resolvem os problemas e solucionam as questões. Se os conflitos são feios e desrespeitosos, não espere melhora significativa após o enlace.

    4. Você gosta de quem você é ou como se sente quando está com a outra pessoa?

    A importância de conhecer a si mesmo e saber que pode ser você mesmo nessa relação é absoluta. Há harmonia quando você e a pessoa amada conectam-se em bons interesses, atitudes e valores e assim sentem-se confortáveis na presença e companhia da outra pessoa. É a força das semelhanças fortalecendo a relação.

    5. Você se sente espiritualmente confortável quando em companhia da pessoa?

    Não é necessário ser religioso para saber que cedo ou tarde, como seu cônjuge pensa e age sobre o divino, influenciará na relação. Uma pessoa de coração aberto, bondosa, caridosa, humilde, que cultive a fé e a esperança a cada dia é uma companhia melhor do que alguém que repele toda e qualquer correção, que julga arrependimento e perdão "coisas de crente" apenas, ou que debocha de alguma religião alheia. Tome cuidado.

    6. Vocês possuem interesses, atitudes, valores e metas compatíveis?

    Isso é fundamental. Se ambos estiverem focados na construção de uma vida e família juntos com os mesmos objetivos, a união necessária para sobrepujar os problemas do casamento será fortalecida. Isso pode incluir ainda níveis de autoestima, aparência física, nível acadêmico, situação familiar e outras habilidades que podem ser usadas para a formação de uma relação de sucesso.

    7. O que você espera de seu cônjuge após o casamento?

    A vida moderna traz papéis não muito definidos nas relações amorosas entre marido e mulher. É necessário, porém, que cada um saiba exatamente o que esperar do outro. Num casamento somos parceiros, pais, companheiros, responsáveis pelo sustento da família, amantes, amigos, confidentes, ajudamos um ao outro, brincamos, limpamos, colaboramos. A compatibilidade é necessária para o desenvolvimento de um casamento saudável.

    8. Você se sente satisfatoriamente atraído sexualmente pelo outro?

    Isso está longe de ser tudo num casamento, mas é uma parte importante onde humor, sociabilidade, carinho e confiança alimentarão o romantismo e contribuirão para a química entre o casal. Isso inclui a noção de que carinho e capacidade de estar junto não precisa incluir o sexo a todo instante.

    9. Você se sente confortável quando na presença dos familiares e amigos do seu companheiro

    ? Dizemos que casamos com a pessoa, não com sua família, mas se essa harmonia não for construída e desenvolvida, de preferência naturalmente, cedo ou tarde interferirá no relacionamento. Isso inclui como a pessoa amada se sente em relação às pessoas que são próximas a você.

    10. Você está interessado em fazer o outro feliz?

    Isso abrange deixá-lo buscar seus sonhos, apoiá-lo, acreditar e admirar seu potencial. Enquanto um casamento de sucesso será importante na sua felicidade, também é verdade que você precisará fazer a sua parte na mesma proporção, e nem sempre seus próprios desejos como prioridade.

    11. Vocês possuem uma amizade sólida?

    Isso requer lealdade, fidelidade, honestidade, confiança, que são as pedras de suporte de um casamento duradouro. Isso inclui ainda investir em comunicação. Afinal, gostamos de conversar e estar com nossos bons amigos, não é? Pense nisso.

    12. Vocês são compatíveis em hábitos higiênicos e pessoais?

    Normalmente ninguém pensa nisso como requisito para um bom casamento, mas é necessário que cada um saiba se cuidar e como se apresentar, como contribuir para a limpeza dos locais onde conviverão juntos, até mesmo para a saúde do casal e dos filhos que virão.

    13. Você está disposto a aceitar a responsabilidade que lhe cabe em fazer seu casamento funcionar?

    E não desistir quando os problemas surgirem? Atributos de personalidade relativos à autoestima como narcisismo podem minar uma relação amorosa e destruir uma família. Pergunte a outra pessoa se ela fará o mesmo.

    Pondere e analise cada questão. Não é muito. Vocês também não precisam ser perfeitos em cada um desses requisitos para serem felizes no casamento, mas a boa vontade e a união para que melhorem em cada um desses pontos é importante para construírem um casamento de sucesso. Se a boa vontade não existir, somente um desses pontos pode virar uma bola de neve e destruir o bem-estar da relação e, consequentemente, toda a vida a dois.

    O amor pode tudo. Um amor amadurecido, crescido junto, interessante, unido e forte, pode muito mais.

Chris Ayres é Gerente Geral Internacional do site Familia.com.br, acredita que a palavra tem força para mudar o mundo, que há uma mensagem divina desde o nascer ao pôr-do-sol, e que a família é o centro de tudo e, principalmente, quem somos.

Para contatá-la, visite sua fanpage.

  • Este casal de adolescentes ensina como melhorar a comunicação no casamento (VÍDEO)

  • Este marido pediu o divórcio à esposa para ficar com a amante, mas o que aconteceu nos 30 dias seguintes mudou tudo (VÍDEO)

  • Você não vai acreditar como estes padrinhos e até os noivos entraram na igreja (VÍDEO)

  • Uma história de amor que mostra como deixamos as chances de sermos felizes escaparem (VÍDEO)

  • Como curar uma confiança que foi traída?

  • Amor, puro amor: Um garotinho chora muito quando a formiguinha morre (VÍDEO)

  • Os 6 benefícios de beijar quem você ama

  • Torne seus beijos inesquecíveis

  • Um cupido e uma linda história de amor que traz uma grande lição sobre relacionamentos (VÍDEO)

  • A verdade sobre os homens e o sexo