15 dicas para pais de adolescentes

Adolescência significa amadurecer. Agora a pessoa realmente deixou de ser criança e começa a se encontrar e se preparar para a vida adulta. Neste artigo, veja dicas para entendê-la melhor.

Mar 23, 2013   |   301 views   |   97 shares
  • Adolescência, puberdade... A adaptação acabou e agora começam as reais mudanças no jovem. Como a própria palavra diz, adolescência (do latim "adolescere"), que significa amadurecer, agora a pessoa realmente deixou de ser criança, começa a se encontrar e se preparar para a vida adulta.

    Se a pré-puberdade já é uma fase difícil, a puberdade não está atrás. A pessoa ainda passa por mudanças e as emoções ainda não estão equilibradas, tudo está mais intenso. Mas, existem certas alterações: você lida melhor pois já se acostumou com isso, ele já começa a se entender também e se encontrar na sociedade. Porém, você ainda passará por dificuldades e dúvidas, então preparamos algumas dicas para você entender melhor seu adolescente e saber lidar com ele. Veja:

  • Não confunda adolescência com puberdade

    Mesmo que a puberdade ocorra na adolescência, elas não são a mesma coisa, e também não ocorrem no mesmo tempo. A puberdade marca o começo da adolescência, mas o fim de uma não significa o fim da outra.

  • Piercings e tatuagens

    Se ele já tinha vontade antes, agora terá mais, e se não tinha é provavel que agora tenha. Essa é uma questão delicada... Você tem que mostrar para ele todos os riscos e consequências, se depois disso ele ainda quiser, somente você poderá decidir o que acha e o que fazer. Meu conselho é que, no caso da tatuagem, alerte que é algo permanente e é melhor esperar os 18 anos, já o piercing não teria tanto problema pois é só tirar, mas existem muitas outras questões envolvidas.

  • Os hormônios

    Eles não fazem somente mudanças no corpo e aparecimento de acne, mas também interferem diretamente no humor e no comportamento do jovem, que pode mudar rapidamente. A única coisa que se tem a fazer é ter paciência e compreensão.

  • Grupos

    Na pré-adolescência ele buscou se encaixar em grupos, e agora vai continuar acontecendo, mas ele vai encontrar amigos com os mesmos interesses e, com o tempo, formar seu próprio grupo.

  • Não o julgue

    Essa é a pior coisa para um adolescente, mesmo não sendo nada demais, pois em seu interior é uma coisa muito intensa, já que cada sentimento vai ao extremo para ele.

  • Gravidez

    Essa é uma questão muito importante, e que anda ocorrendo em grande porcentagem. O que você deve fazer é falar com seus filhos sempre que possível sobre os riscos e as formas de evitar.

  • Tenham momentos juntos

    Tanto uma refeição quanto algum dia da semana que passem juntos, mas não os deixe desaparecer, assim estarão sempre próximos.

  • Eduque-o para o mundo

    Ele tem que saber, pois logo terá que lidar com isso. Ensine-o a lidar com frustrações, ser organizado, lidar com as pessoas, etc. Você deve dar o exemplo, conversar e até fazê-lo sofrer consequências (caso não cumpra uma ordem) para que, além de aprender para a vida, ele cumprir com o que diz.

  • Elogie-o

    Por menor que seja o ato ou a conquista, o jovem gosta de ser elogiado, e isso também o fará querer melhorar neste aspecto.

  • Castigo

    Não é só porque está "grandinho" que não deve ser castigado, pelo contrário. Se ele desobedecer alguma ordem, diga que não pode sair no fim de semana, ou tire a TV/computador pelo resto do dia e, não importando o que aconteça, seja firme. Como diz Içami Tiba: "Castigo não educa, o que educa é assumir as consequências de seus atos".

  • Convívio familiar

    Muitas vezes, o adolescente sai sempre, vê os amigos e etc., mas quando um famíliar o chama para sair/visitar diz que não ou inventa qualquer desculpa e fica no quarto, então tente fazer programas para que toda a família vá, como almoçar com os avós, ou cinema com tios e primos.

  • Agrade-o

    Compre aquele acessório que sabe que ele gosta, a continuação da saga que ele lê, ou a revista que tem uma matéria do artista que gosta, assim ele sentirá que se importa e ficará mais próximo de você.

  • Menarca e mudança de voz

    Isso é marcante na puberdade. A menina passa pela menarca e "se torna mulher", a voz do menino vai ficando instável, até que se estabilize em algum tom e ele "se torna homem".

  • Bebida alcoólica

    Ele terá contato com isso, inevitavelmente, e as propagandas os induzem a realmente usar, e isso não pode ser ocultado. O que você pode fazer é dizer quais as consequências disso, e sempre dar o exemplo.

  • Drogas

    Outra coisa inevitável, principalmente o cigarro, depois a maconha, até drogas mais pesadas. Aqui você também terá que falar as possíveis consequências que ele terá. Lembre-se de citar exemplos, isso também é muito importante.

    Leve essas dicas em consideração quando lidar com seu adolescente. Lembre-se: Você já passou por isso num mundo menos complicado em comparação ao que temos hoje.

Tatiana tem grande paixão por escrever e pretende ajudar as pessoas com isso, ou entreter, no caso de seu blog http://inspiration-tatis.blogspot.com.br.

0

Deixe-nos sua opinião ou sugestão
 

Muito obrigado por inscrever-se em nossa newsletter. Aproveite os artigos mais recentes