3 razões por que ser honesto é melhor
Claro, os nossos filhos vão contar uma mentira e tentar safar-se, roubar dinheiro ou doces ou trapacear na escola. Como pais, cabe a nós explicar as consequências de seus atos desonestos.
Megan Gladwell
Escândalos políticos, fraude disseminada nas escolas e furtos em lojas são apenas algumas formas de desonestidade que se tornaram comuns. Grande parte das pessoas no mundo simplesmente não se importa mais com honestidade. Obter vantagem é a prioridade.
No entanto, parece que histórias emergem regularmente sobre um bom cidadão devolvendo uma carteira cheia de dinheiro ou uma bolsa esquecida em um ônibus. Tais histórias fornecem tópicos de conversa valiosos para as famílias.
Podemos ressaltar aos nossos filhos que talvez possa ser difícil fazer a coisa certa, mas isso faz uma pessoa se sentir realmente muito bem. E, às vezes, fazemos a coisa certa silenciosamente. Nem sempre nossos atos são recompensados publicamente, aplaudidos ou publicados num jornal. Mas a nossa integridade e honra são reforçadas. Nossos corações são aquecidos, pois sabemos que Deus está satisfeito conosco, e nos sentimos bem sobre nós mesmos.
“Ser fiel às crenças – mesmo quando isso não é popular, fácil ou divertido – nos mantém firmes no caminho” de volta a viver com Deus, diz a líder religiosa Ann Dibb.
Recentemente, recebi um cartão postal a respeito de meu filho no ensino médio. Foi enviado por um professor, e ele disse que meu filho “mostrou a verdadeira integridade sendo honesto em uma situação onde ele teria se beneficiado se fizesse o contrário.” O professor acrescentou sua crença de que ele é “um jovem honrado.” A alegria do meu filho por essa nota elogiosa foi certamente mais valiosa do que qualquer benefício que ele teria recebido sendo desonesto.
Podemos ensinar a nossos filhos que a honestidade é um princípio. Todos têm o poder de escolher ser honesto ou mentir, roubar e enganar. Isso é chamado atitude.
Por que escolher a honestidade?
Para manter a confiança
“Àquele que é descuidado com a verdade nas pequenas coisas não podem ser confiados assuntos importantes”, disse Albert Einstein.
Devemos lembrar aos nossos filhos que professores, empregadores e outros membros da comunidade percebem suas ações honestas. Em longo prazo, eles serão beneficiados por fazer as escolhas certas e mostrar que são confiáveis.
É um dos mandamentos do Senhor
“Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” (Êxodo 20:15-16)
Dizer falso testemunho significa mentir. Quando pegamos os nossos pequeninos contando uma mentira, podemos abrir nossas Bíblias e ensinar-lhes as palavras do Senhor. Roubar e mentir normalmente leva a mais problemas e pode causar angústia e sofrimento a todos os envolvidos.
A história de Caim e Abel é um grande exemplo para ensinar as crianças sobre as consequências de dizer mentiras. Caim tinha ciúmes de seu irmão, Abel, e matou-o. Em seguida, ele mentiu a Deus sobre isso. Caim foi punido por sua mentira, porque Deus sabia o que realmente tinha acontecido. Sua punição foi a de que ele iria vagar pela terra sem um lar. Deus sempre sabe quando mentimos, e se não nos arrependermos, seremos punidos por nossa desonestidade.
Mostrar nossa honra e integridade
O advogado e líder religioso Howard W. Hunter disse: “Cada mentira, cada decepção, cada ato de desonestidade se combinam para criar um monstro que pode destruir seu caráter e sua vida”.
Nossas vidas realmente são arruinadas quando o nosso caráter é manchado. O poderoso empresário que desfalca a sua empresa, o estudante que falha, porque é flagrado fraudando notas, e o cônjuge que se envolve em adultério e parte os corações de seus familiares são exemplos de vidas arruinadas.
Em algumas situações, ser verdadeiro e honesto pode ser difícil. Mas quando mantemos nossa integridade, ganhamos o respeito dos outros, e mantemos nossa autoestima.
À medida que ensinamos nossos filhos a viver honradamente, guardar os mandamentos do Senhor e manter a confiança que temos neles, vamos ajudá-los em seu caminho para a cidadania e uma vida mais significativa.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 3 reasons why honest is best, de Megan Gladwell.