4 dicas úteis para reaproveitar a água da máquina de lavar roupas

É duro, mas é realidade. O que se acreditava ser um recurso natural inesgotável está se esgotando, a água. Assista ao vídeo e use essa ideia para reutilizar a água da máquina de lavar.

Beth Proenca Bonilha

“Reaproveitar” é a palavra de ordem nos dias atuais. Por isso não é de se surpreender quantas ideias surgem para evitar o desperdício.

Um dos bens mais preciosos e vitais para a vida do planeta é a água. E hoje se sabe que se não houver ações emergenciais, corre-se o risco de que a água doce se reduza tanto que não terá mais onde encontrar.

A solução está na educação e bom senso, além do engajamento de todos, geração após geração.

Reaproveitando a água da máquina de lavar

1. Para lavar o chão e quintais

É a ação mais comum e mais aplicada por pessoas que já se conscientizaram do risco que o planeta está correndo. Consiste em armazenar em baldes ou tambores a água do enxágue da maquina de lavar. E em seguida utilizada para lavar banheiros, cozinha, quintal e até mesmo lavar automóveis.

Advertisement

2. Para pôr de molho outras peças

Toda dona de casa sabe que para uma boa lavagem das roupas é necessário um período de molho da roupa em água e sabão. É neste momento que a água do enxágue entra em ação novamente, é só acrescentar o sabão e colocar as peças de molho.

3. Filtragem

Há meios de filtrar a água do último enxágue da máquina de lavar roupas, podendo ser encontrado no mercado filtros com a função de deixar a água da máquina novamente pura para outras funções. Pesquise e certamente irá encontrar vários produtos com essa função.

4. No jardim

Segundo pesquisa do professor e botânico Gilberto Kerbauy do Instituto de Biociências da USP, é possível reaproveitar a água da lavagem de roupas para regar jardins e gramados. Em entrevista ele afirma: “A partir do 2º ciclo de lavagem, a concentração da maioria dos sais está numa faixa que traz benefícios às plantas, principalmente aos gramados”.

Para armazenar de maneira segura cuide para que o recipiente em que irá armazenar seja resistente, bem vedado para evitar a proliferação do mosquito da dengue e grande o suficiente para armazenar o máximo de água. Visto que em cada lavagem são utilizados mais de 60 litros de água.

Viver previdente é viver consciente de que os recursos são de todos e para todos, por isso cada pessoa deve fazer sua parte na preservação destes recursos, só a união hoje evitará que as próximas gerações sofram com nossas ações.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu