4 maneiras de arruinar seu casamento SEM querer

Ter um bom casamento requer um esforço árduo - mas ter um mau casamento é fácil. Você apenas tem que fazer essas quatro coisas simples.

Rob Jenkins

Nota do Editor: Este artigo foi publicado no Gwinnett Daily News, e republicado aqui com permissão.

Ter um bom casamento requer um esforço árduo – mas ter um mau casamento é fácil. Você apenas tem que fazer estas quatro coisas simples.

1. Deslocar suas prioridades

Um casamento bem-sucedido requer que ambos os parceiros coloquem o outro em primeiro lugar. Para arruinar o seu, basta começar a colocar outras coisas à frente de seu cônjuge – ou melhor ainda, colocar tudo à frente de seu cônjuge.

A lista de coisas que você pode priorizar sobre o seu casamento é virtualmente infinita: carreira, amigos, esportes, televisão. Mesmo as coisas realmente boas, como exercício e trabalho voluntário, podem se tornar desproporcionalmente importantes, se você permitir.

Muitas pessoas, por exemplo, colocam seus filhos em primeiro lugar. É claro que a Bíblia não diz que devemos deixar nossos pais e nos unir aos nossos filhos; ela diz que devemos nos unir a nosso cônjuge. Mas se você realmente quer arruinar seu casamento, certifique-se que o seu cônjuge saiba que as crianças estão em primeiro lugar em sua vida.

Advertisement

2. Admirar outras pastagens

Talvez não exista ditado mais verdadeiro do que “a grama é sempre mais verde do outro lado da cerca.” Como seres humanos, estamos constantemente convencidos de que as outras pessoas, de alguma forma, têm algo melhor que o que temos.

Pessoas casadas muitas vezes presumem que os cônjuges dos outros são superiores aos deles – mais atraentes, mais divertidos e de mais baixo custo de manutenção. Isto é, obviamente, o que leva à maioria dos casos extraconjugais. Naturalmente, as pessoas quase sempre descobrem depois que já pularam a cerca, que a grama não era tão verde quanto parecia. Mas esta é uma ótima maneira de arruinar seu casamento, bem como a sua vida.

Nem sempre é apenas uma questão física. Às vezes, o que realmente se deseja é a vida dos outros – sua casa, seu estilo de vida, seu casamento. Acreditamos, geralmente de forma incorreta, que outros casais têm menos problemas do que nós, só porque seus problemas são diferentes ou menos óbvios. Se você quer tornar-se miserável, esse tipo de pensamento é uma boa maneira de começar.

3. Dar importância a pequenas coisas

Todos conhecem o velho ditado: “Não se preocupe com as pequenas coisas.” Em um casamento, nem tudo são “pequenas coisas”, mas a maioria, sim.

Particularmente o que mais nos irrita no cônjuge são coisas incrivelmente pequenas: deixar a tampa do vaso levantada, jogar as meias no chão, não colocar os pratos na pia, comprar muitos sapatos, roncar quando ri.

Advertisement

O truque é pegar todas essas coisas pequenas e enrolá-las fazendo uma grande bola. Pronto! Não é pequeno mais. É agora oficialmente uma “coisa grande”, portanto, razão suficiente para jogar fora 15 ou 20 anos de casamento. O fato de que a grande bola de coisas só se mantém grande se você segurar com muito esforço, ou que seus componentes individuais não possam ser vistos a menos que se use um microscópio, é irrelevante.

4. Competir

Amigos e conhecidos competem. Assim como os irmãos. Mas os casais devem ser unidos – um só coração e uma só alma. Se você realmente quer pôr tudo a perder, basta transformar seu casamento em uma competição permanente, do tipo o vencedor leva tudo ou perde tudo.

Para começar, insista em vencer qualquer discussão, quer você esteja certo ou não. Isso irá garantir mais brigas, as quais você pode continuar vencendo. Vocês podem até discutir sobre quem começou a discussão, dando-lhe mais uma oportunidade de sair na frente.

E não ignore a mania de superioridade. Será que o seu cônjuge tem uma história interessante para contar? Certifique-se de que você tem uma melhor. Será que ele ou ela faz algo de bom? Não há dúvida de que você faz algo melhor. Ele ou ela tem problemas? Os seus, claro, são piores. Realmente não há limite para as áreas onde você pode competir e a melhor parte é que ao vencer sempre, você está perdendo.

Viu como é fácil de arruinar seu casamento? Essas são coisas que todos nós fazemos por que é da natureza humana. Então, basta ir com o fluxo. Não lute contra isso. O seu casamento vai acabar antes que você perceba.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 4 ways to ruin your marriage without even trying.

Toma un momento para compartir ...

Rob Jenkins

Rob Jenkins is a newspaper columnist, a happily-married father of four, and the author of "Family Man: The Art of Surviving Domestic Tranquility," available on Amazon.