4 passos essenciais para aumentar sua autoestima
Dicas para aumentar sua autoestima e melhorar suas relações pessoais.
C. A. Ayres
Baixa autoestima pode afetar negativamente todas as áreas de nossa vida, seja profissional, pessoal, ou mesmo nossa saúde. Aqui algumas dicas de como melhorar sua autoestima, mesmo se isso tem lhe sido um problema por anos.
1. Identifique sua situação e condições
Pense sobre os acontecimentos de sua vida que geralmente lhe trazem tristeza ou pensamentos depreciáveis a respeito de si mesmo. Isso pode incluir:
-
Pressão no trabalho, um projeto a ser finalizado.
-
Crises familiares ou profissionais.
-
Desafios com a saúde de alguém que se ama ou de convívio pessoal.
Advertisement -
Desemprego, morte, mudanças.
2. Liste e lembre-se de suas crenças e valores
Uma vez que você tenha identificado qual o problema pelo qual está passando, tente listar seus pensamentos sobre o mesmo. Nem que precise falar consigo mesmo, tente entender a interpretação que você dá ao mesmo, e separe o que o problema realmente é. Os resultados podem ser pensamentos positivos, negativos ou neutros. Mas faça isso de maneira racional, baseando-se em fatos; não de maneira irracional, baseando-se em ideias falsas sem comprovação.
3. Bloqueie pensamentos negativos e inúteis
Talvez os pensamentos iniciais quando um problema nos atinge seja negativo. Isso tem a ver com o nosso natural receio ao desconhecido, quase um medo de mudanças. Teste a verdade de seus pensamentos. Pergunte a si mesmo se está agindo com razão ou emoção. A maioria das pessoas tem formas de pensar automaticamente quando algo acontece sobre os outros e sobre si mesma, isso inclui o perfeccionismo, autocrítica exagerada e vitimização.
4. Viva seus valores
Agora que você já está consciente do problema, já avaliou como age, já fez planos de melhora, é hora de substituir a negatividade com pensamentos construtivos.
-
Retire do seu vocabulário palavras de autodepreciação. Você é capaz, está passando por um momento complicado, não significa que sua vida é sem valor.
Advertisement -
Perdoe-se. Todos erramos, e erros são apenas momentos. E momentos passam. Diga a si mesmo, “Eu cometi um erro, mas isso não me define, e não significa que sou uma má pessoa”.
-
Foque o lado positivo. Recorde as coisas boas, momentos inesquecíveis de qualquer tempo de sua vida, quando você teve sucesso nas coisas e relações. Liste suas habilidades e pontos fortes.
-
Retire o se do seu vocabulário. Não adianta reclamar ou lamentar. Já aconteceu, agora é hora de resolver a situação, então, cabeça erguida e não desanime!
-
Controle e encorajamento. Congratule-se pelos bons resultados. Controle vem com a prática.
À medida que a prática trouxer resultados positivos, tanto no seu dia a dia quanto nas suas relações, o bom ânimo voltará a ser o leme e sua autoestima estará balanceada.