4 passos para aprender a tomar boas decisões

Aprenda 4 passos que lhe ajudarão a tomar boas decisões em todas as áreas de sua vida.

Taís Bonilha da Silva

Há uma frase de Dallin H. Oaks que diz “Decisões determinam destinos”, trata-se de um princípio bastante importante e uma verdade inegável, o que decidirmos fazer hoje moldará o nosso futuro.

Nunca poderemos culpar os outros ou o acaso pela vida que vivemos no presente, pois ela foi moldada pelas nossas decisões tomadas no passado. Para que possamos ter um futuro conforme desejamos precisamos aprender a tomar decisões hoje.

Quando falamos em tomada de decisões parece algo simples e sem importância, afinal fazemos isso a todo o momento, decidimos logo pela manhã levantar ou não da cama, a roupa que iremos vestir, o que iremos comer, a quem iremos desejar bom dia e assim, durante todo o dia, passamos tomando várias decisões com maior ou menor importância, mas ainda assim, são decisões, mesmo que ao fazê-lo não estejamos plenamente conscientes disso.

E este é o problema nas tomadas de decisões, quando fazemos sem ter plena consciência, parece que só porque fazem parte de nosso cotidiano são menos importantes ou acarretaram menos consequências, um triste engano de nossa parte, pois uma roupa imprópria escolhida para certa ocasião pode ser determinante.

De fato, as decisões que julgamos importantes e que por isso merecem nossa plena consciência, parecem estar em um plano mais elevado, acredito que há uma hierarquia na hora de decidir sobre certas coisas, mas se banalizarmos e racionalizarmos demais corremos o sério risco de comprometer nosso futuro.

Advertisement

Passo a Passo para tomar decisões

Conscientize-se de sua escolha

seja ela qual for, despenda um mínimo de tempo e volte sua atenção para o que está prestes a escolher, concentre-se.

Projete mentalmente o futuro

após concentrar-se nas suas opções de escolha, tente imaginar o que essa ou aquela opção lhe acarretará no futuro, avalie as consequências seriamente.

Escolha

nesta etapa você estará efetivamente escolhendo, pois terá se concentrado no seu problema, terá avaliado suas opções e as possíveis consequências e tudo isso lhe qualificará para tomar uma decisão, com muito mais chances de ser assertiva, do que se você simplesmente tivesse “deixado a vida levá-lo”. Você se apropriará do seu poder de determinar seu futuro e isso lhe garantirá que sua vida não será apenas um chute ou golpe de sorte ou azar. Tenha a coragem de apropriar-se desse poder, pois os resultados poderão ser surpreendentes.

Confirme sua escolha

esta é a ultima etapa, mesmo tendo tomado consciência, avaliado as consequências e escolhido efetivamente, ainda podemos cometer erros, portanto, precisamos minimizar os riscos ao máximo, podemos fazer isso com a ajuda do Espírito de Deus que poderá confirmar em nosso coração se nossa escolha está correta ou não, se depois de tomar a decisão sentirmos em nossa mente e coração uma sombra de dúvida é porque fizemos a escolha errada e precisaremos retornar ao início.

“O Pai celestial (…) nos deu o arbítrio e espera que usemos nosso conhecimento, nossa experiência e fé para guiar nossas próprias decisões.”

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.