4 passos para expressar gratidão ao Pai

Ao reconhecermos as inúmeras bênçãos em nossas vidas e expressarmos nossa gratidão ao Pai Celestial, encontraremos felicidade nesta vida.

Erika Strassburger

Perguntaram, certa vez, a um Dalai Lama o que lhe surpreendia na humanidade. Ele respondeu:“O que mais me surpreende na humanidade são os homens. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E, por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.”

Vivemos num mundo repleto de insatisfação. As pessoas nunca estão contentes com o que têm. A busca incansável pela satisfação faz com que elas se esqueçam de uma das maiores virtudes do ser humano: a gratidão. “A gratidão é a virtude das almas nobres.” Esopo.

Expressar frequentemente nossa gratidão às pessoas, pelo bem que nos fazem e especialmente a Deus, por tudo o que temos, é a chave da alegria e da satisfação. “Sede agradecidosColossenses 3:15.

Veja como podemos demonstrar nossa gratidão ao Pai:

1- Reconheçamos as bênçãos

O primeiro passo é reconhecer o quanto somos abençoados. Se olharmos em volta encontraremos incontáveis motivos para agradecer. O “simples” fato de estarmos vivos e podermos apreciar o nascer do sol, o canto dos pássaros, a brisa no rosto, as estrelas, a chuva, uma criança sorrindo; por podermos gozar de saúde, estar com aqueles que amamos, ter nosso alimento de cada dia, nossas roupas, nosso lar; pela oportunidade de trabalhar, estudar, aprender; enfim, são todos grandes motivos para no sentirmos felizes e gratos.

Advertisement

O refrão do hino sacro Conta as Bênçãos, escrito por Johnson Oatman Jr, diz:

Conta as bênçãos, conta quantas são,

Recebidas da divina mão.

Uma a uma, dize-as de uma vez,

E verás, surpreso, quanto Deus já fez.”

Advertisement

Crie o bom hábito de reconhecer, dia após dia, tudo o que você recebe das mãos divinas. Lembre-se de que Deus inspira as pessoas a nos ajudar“Porque vos digo que tudo o que é bom vem de Deus” fonte. Então, Ele sempre estará por trás da boa ação de uma pessoa.

2 – Expressemos verbalmente nossa gratidão ao Pai

Após identificar nossas bênçãos, devemos agradecê-las ao Pai em nossas orações diárias, antes mesmo de pedirmos qualquer coisa. Dediquemos algumas de nossas orações somente para agradecer.

3 – Não reclamemos da vida

Murmurar é uma demonstração de ingratidão. Quando murmuramos tendemos a dizer coisas que magoam o Pai Celestial. Todos passamos por momentos difíceis da vida. Encaremo-los com otimismo. Sabemos o quanto é difícil, às vezes, passar por uma tribulação sem ficar se lastimando. Mas, como disse o poeta Reinaldo RibeiroQuem não é capaz de amadurecer com as tribulações, jamais será um bom administrador de suas alegrias.”

4 – Expressemos nossa gratidão pelas nossas ações

Podemos demonstrar nossa gratidão pela forma como agimos, tratando as pessoas com carinho, respeitando a natureza, sendo bondosos com os animais; e fazendo boas ações. Podemos compartilhar nosso alimento e nossas roupas, visitar uma pessoa idosa ou doente, emprestar ou doar algo que uma pessoa esteja precisando, adotar um animal abandonado, plantar árvores e flores em calçadas e praças.

Se olharmos em volta veremos o quanto precisa ser feito. E só há tanta coisa para ser feita porque há muita ingratidão entre os homens“O coração ingrato assemelha-se ao deserto que sorve com avidez a água do céu e não produz coisa alguma.”

Advertisement

Muslah-Al-Din Saadi.

Que possamos expressar a nossa gratidão ao Pai Celestial reconhecendo que tudo o que temos vem Dele. Que grande parte de nossas orações seja destinada a agradecer-Lhe pelas muitas dádivas que nos dá. Que, em vez de nos queixarmos dos momentos difíceis, possamos encarar as tribulações da vida como parte importante do nosso amadurecimento. E, por fim, que possamos demonstrar nossa gratidão compartilhando aquilo com que somos abençoados com nosso próximo e cuidando desta terra maravilhosa que Deus nos deu.

Não esqueçamos: como pais temos o dever de ensinar gratidão aos nossos filhos. Através da forma como expressamos nossa gratidão, eles aprenderão a reconhecer as bênçãos em sua própria vida e a expressar sua gratidão pelo que têm e são.

Para concluir, gostaria de relembrar uma história relatada na Bíblia, em Lucas 17. Jesus Cristo estava indo a Jerusalém e passou por uma aldeia onde viviam pessoas leprosas. Ele entrou na aldeia e “saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Lucas 17:12-17.Tomemos cuidado para não nos comportarmos como os nove leprosos ingratos.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.