5 atitudes para atingir o sucesso no trabalho e na vida

O sucesso é algo que todos querem, mas poucos se dedicam a saber como e com o quê querem ser bem-sucedidos, refletir sobre algumas atitudes pode ser muito interessante e motivador.

Suely Buriasco

Todo mundo diz querer ter sucesso tanto pessoal, como profissional, mas poucos ainda se dedicam a fazer dele um objetivo a ser alcançado. No dicionário encontra-se a seguinte definição para a palavra sucesso: “Êxito, resultado feliz“. Para que haja um resultado é necessário um processo pelo qual a pessoa busque atingi-lo; daí a citação de Albert Einstein: “O único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário“.

Pensemos em algumas atitudes que podem facilitar o caminho para o sucesso pessoal e profissional:

1- Defina o que você quer

Faz-se necessário que a pessoa defina no que quer ter êxito, isso é, o que seria um resultado feliz para ela, afinal, isso é muito pessoal. Lembre-se que cada pessoa tem a sua própria visão do que seria sucesso, por isso o sucesso do outro não é garantia de sua satisfação. O palestrante Jerônimo Mendes em seu site afirma que Warren Buffett um dos homens mais ricos do mundo há pouco tempo declarou o seguinte: “eu daria toda a minha fortuna para ser reconhecido como um grande filósofo e não como o homem mais rico do mundo”. Ser bem-sucedido não significa, necessariamente, ter sucesso.

2- Planeje suas metas

A partir disso é preciso estabelecer metas que levem você a atingir o que se deseja. As metas são as realizações que você terá que empreender para chegar onde quer; seria o passo a passo de suas ações rumo ao seu objetivo. Muitas pessoas traçam um objetivo, mas não criam alternativas viáveis para a sua realização, então acabam perdendo o foco e adiando o que desejam. Tanto na vida pessoal, como no trabalho você precisa determinar-se a dar o melhor de você para cumprir todas as etapas necessárias. Assim, se para você seu objetivo é manter o seu casamento, suas metas devem ser no sentido de transformar a relação com seu cônjuge. E se seu objetivo é determinado cargo ou profissão suas metas devem ser direcionadas a se preparar para isso.

3- Acredite em seu poder

Lembre-se que o sucesso está em suas mãos, tenha certeza no seu poder de realizar. Mas para conseguir alcançar o sucesso que deseja, além de acreditar você terá que ficar ligado nas oportunidades da vida. Assim, quando definir seu objetivo tenha certeza que ele é desafiante, que exigirá grande esforço, mas que é exequível, ou seja, possível de ser realizado. Sonhe alto, mas tenha consciência do que terá que fazer para conseguir realizar. Pessoas de sucesso ouvem continuamente que tiveram sorte, mas a verdade é que até para ter sorte há que se ter competência.

Advertisement

4- Aproveite cada momento

Determinação e foco em algo que se pretende no futuro são muito importantes, mas não pode esquecer-se de viver o hoje de forma satisfatória, até para fortalecer-se para o amanhã. Equilíbrio é fundamental para o sucesso! Planeje seus objetivos, mas não deixe de viver com alegria todas as etapas da sua vida. Cultive seus valores e jamais se desvie deles; assim como afirmou Albert Einstein: ” Não tentes ser bem-sucedido, tenta antes ser um homem de valor”.

5- Priorizar sua família

Viver momentos harmoniosos na família, valorizar as pessoas e demonstrar sentimentos são fundamentais para uma trajetória de sucesso. A família é a base de qualquer realização humana, pois é onde devemos fluir a essência que nos mantém seguros e focados em nossos objetivos. Por isso não tem qualquer sentido “não ter tempo” para estar com os familiares; a família é prioridade para toda pessoa realmente de sucesso.

Segundo o autor deste livro, Roberto Shinyashiki: “Muitas pessoas pensam que a felicidade somente será possível depois de alcançar algo, mas a verdade é que deixar para ser feliz amanhã é uma forma de ser infeliz“.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.