5 coisas essenciais que todos os casais precisam saber antes de atar o nó

Estas 5 coisas são essenciais para a felicidade do casal e nem todos prestam atenção nelas, mas devem ser tratadas ANTES do casamento ou o mais rápido possível depois de casados.

C. A. Ayres

Quanto mais abertos um com o outro melhor, e todos nós sabemos disso. O nível de intimidade de um casal é diretamente proporcional à facilidade que ambos têm em resolver os problemas juntos, sejam lá quais forem, sem se distanciarem.

Tudo deve ser conversado antes do casamento para que nenhum dos dois seja pego de surpresa na hora da necessidade de pensar em cada assunto, mas há algumas coisas que são essenciais para que não entrem no meio da relação como algo mal resolvido.

São elas:

1. Filhos

Você quer se casar porque ama o outro. Sabe que, ao casar-se, o outro traz, além da bagagem de uma criação diferente da sua, ideias, ideais de vida, princípios familiares que aprendeu, mesmo iguais aos seus, com perspectivas diferentes. Mesmo que ambos queiram filhos, quantos? Estarão juntos, unidos e lutarão juntos perante as dificuldades também neste quesito? Seguirão o conselho de Deus e deixarão vir quantos forem possíveis para alegrar sua casa e propagar sua semente?

Levem em consideração os detalhes relativos à saúde de vocês, também que possa haver aborto espontâneo, infertilidade, problemas de saúde, deficiências físicas ou mentais, adoção… Conversem sobre tudo isso. É um excelente caminho para testarem se as raízes desse amor realmente são fortes o suficiente para seguir adiante com a tão sonhada família.

Advertisement

2. Intimidade

Vocês estão preparados para serem absoluta e totalmente fiéis um ao outro para o resto de suas vidas? Farão de tudo para fazer o outro feliz e conversarão abertamente sobre o que agrada e não agrada de forma a fazer o outro ciente de suas necessidades? Cederão sem reclamar e manterão o quarto do casal sagrado sem interferência, uso do sexo para conseguir algo, negação sob desculpas de dor de cabeça?

E mais, qual lado da cama vocês preferem e qual tipo de colchão, duro ou mole? Parece engraçado, mas isso vai ser importante para uma boa noite de sono, consequentemente um dia seguinte com bom humor e a disposição para mais tarde.

Isso também inclui evitar o uso de coisas que fomentem o mal-estar do outro, como o uso de pornografia ou fantasias que maculam a unidade do casamento.

3. Divisão do trabalho no lar

Quem vai fazer o quê? Lavar louça, roupas, limpar banheiro, cozinhar, passar, e também o tempo compartilhado fazendo tudo isso, mais as obrigações com as famílias de cada um. Quem vai ceder um tempo cuidando das crianças enquanto o outro trabalha e estuda, qual o orçamento para as contas do mês?

Enfim, coisas que precisam ser conversadas para que juntos cheguem a um equilíbrio e sejam capazes de fazer um planejamento que não sobrecarregue um dos cônjuges.

Advertisement

4. Religião

Se você é ativa em uma igreja, quão importante para você é que seu cônjuge pratique e frequente juntamente com você? Quanto sua religião afeta sua vida? Quando tiverem filhos, qual religião eles seguirão?

Quem realmente dá valor aos conselhos do Pai Celestial, escolherá alguém que compartilhe dos mesmos objetivos e crenças. Este é um assunto muito importante que precisa ser conversado antes do casamento. Se o casal for de religiões diferentes, você será capaz de conviver o restante de sua vida com essas diferenças? Ou acha que ele irá se converter a sua religião, e correrá o risco de passar sua vida na expectativa? Se ele é da mesma religião que a sua, vocês têm um testemunho forte e ficarão firmes para se apoiarem nos momentos ruins do casamento? Pense bem nisso.

5. Contas de banco compartilhadas e dívidas mensais

O assunto finanças é essencial para um bom casamento, contando que hoje em dia os problemas financeiros estão presentes em cada divórcio realizado direta ou indiretamente.

Vocês possuem débito elevado antes do casamento? Se sim, isso precisa ser sanado ou resolvido o mais abertamente possível.

O sonho da casa própria também precisa ser conversado. O que querem, onde e como pagarão as dívidas? Os dois irão trabalhar? E quando os filhos vierem? Como controlarão o dinheiro que entra e o que sai? Quem paga o quê? As contas serão conjuntas ou separadas? E o fundo de emergência, quanto colocarão lá todo mês? E o dinheiro para se divertirem juntos como casal e família?

Advertisement

Se um perder o emprego, qual a melhor forma do outro suportar e apoiar de forma a não entrarem em crise?

Lembrem-se que os contos de fadas não mostram esses detalhes. Tudo apenas é planejado contando que a vida será perfeita. Mas para quem já é casado há anos, sabe muito bem que não é. Um casamento de sucesso precisa ter unidade, claridade e força de vontade, sem desanimar.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.