5 cuidados no relacionamento com netos

Alguns cuidados são essenciais para desenvolver um relacionamento agradável e saudável com os netos.

Suely Buriasco

O relacionamento entre avós e netos além de gostoso é muito salutar tanto para o bom desenvolvimento da criança, como para a satisfação do idoso. Enquanto os avós contam suas experiências de vida e relembram fatos passados, situam os netos no contexto familiar. Os netos, por sua vez, representam a continuidade da vida, situando os avós no futuro. É uma troca interessante e muito amorosa.

Ao se relacionar com seus netos alguns cuidados podem fazer a diferença:

1- Cumplicidade

O papel dos avós na relação familiar é muitas vezes o de cúmplice e amigo dos netos, o que é muito saudável para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, estabeleça uma relação de amizade com seu neto, seja para ele o parceiro, o companheiro mais velho para o qual ele se sinta confiante em compartilhar histórias e acontecimentos da vida dele.

2- Diálogo

Amizade pressupõe diálogo; converse com seu neto, fale de suas experiências que podem fazê-lo refletir na elaboração da própria vida, mas principalmente, escute o que ele tem a dizer. Faça o que os demais parentes talvez não tenham paciência de fazer; ouça com atenção e busque compreender seu neto. O relacionamento de vocês só tem a ganhar e, ainda, você poderá orientá-lo com maior segurança.

3- Educação

Salvo na situação que os avós cumprem papel de pais, a obrigação de criar os netos é dos pais, mas isso não dá aos avós o direito de comprometer a educação deles. Procure encontrar o equilíbrio entre os mimos e a disciplina; entre fazer a vontade deles e impor limites. O ideal é que pais e avós trabalhem paralelamente com a mesma orientação para não confundir as crianças.

Advertisement

4- Integração

Crie um ambiente que facilite a interação com seus netos, isso trará jovialidade e novos conhecimentos em sua vida. Não tema assumir mudanças, não resista ao novo e acompanhe os avanços da nova geração. Demonstre interesse por filmes, jogos e internet, por exemplo; netos adoram ensinar coisas novas aos avós e isso, certamente, vai fazer muito bem para você também. O único risco que você corre é seus netos se apaixonarem ainda mais por você.

5- Afetividade

Quando os netos crescem naturalmente se envolvem em novas tarefas e nas funções da própria vida e acabam se distanciando um pouco. Não se ressinta com isso; evite cobranças e jamais caia na tentação da chantagem emocional. Quando há o sentimento forte de afeição este vínculo de amor permanece e seus netos, certamente, sabem muito bem onde encontrar carinho, orientação e apoio quando precisarem.

Um pensamento de Rachel de Queiroz define com muita clareza a grande satisfação que provocam o convívio com os netos: “Sim, tenho a certeza de que a vida nos dá os netos para nos compensar de todas as mutilações trazidas pela velhice. São amores novos, profundos e felizes, que vêm ocupar aquele lugar vazio, nostálgico, deixado pelos arroubos juvenis“.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.