5 maneiras que Jesus nos mostrou como viver

Quando tentamos viver da maneira que Jesus ensinou, experimentamos mais paz e luz em nossas vidas. Ao fazer o que é certo, sentiremo-nos melhor sobre nós mesmos.

Megan Gladwell

Dec 25, 2013   |   657 views   |   52 shares
  • Era uma vez um jovem que tinha pais amorosos e o conforto e as bênçãos de uma vida boa. No entanto, ele ficou insatisfeito e pediu para sair de casa. Para tristeza de seu pai, ele reivindicou sua herança, cortou os laços com a sua família e viajou para um país distante. Ele viveu tolamente e, ao longo do tempo, desperdiçou todas suas reservas. Sem dinheiro, ele encontrou um emprego como cuidador de porcos. Quando se viu faminto e só, não pode mais suportar e decidiu voltar para casa. O jovem queria pedir desculpas a seu pai e esperava ser bem-vindo em seu regresso.

    Como sabemos, o filho pródigo foi recebido de volta por seu compassivo pai. (Lucas 15: 11-20)

    Muitos de nós somos como o filho pródigo, confusamente sinuosos ao longo da vida, escolhendo caminhos obscuros e tomando decisões insensatas. Algumas de nossas escolhas nos trazem experiências valiosas de vida. Mas, muitas vezes, nossas escolhas tolas só trazem tristeza e pesar para nós e nossas famílias.

    Stanley Ellis, um líder religioso, diz: "Vemos tantos no mundo de hoje vivendo em confusão, ou pior, vagando por caminhos proibidos e sofrendo desnecessariamente as consequências de más escolhas.”.

    Felizmente, há uma senda clara e simples de seguir enquanto trilhamos o caminho através da vida. Jesus Cristo nos mostrou o caminho correto para se viver. Ele providenciou para nós claros preceitos e doutrinas. Seus ensinamentos não são destinados a impedir ou restringir-nos, mas sim para nos ajudar a viver bem e sermos felizes.

    Jesus é "o caminho, a verdade e a vida." (João 14:6).

    Como os ensinamentos de Jesus nos mostram a maneira certa de viver nossas vidas?

    Jesus nos ensinou a amar e servir uns aos outros

    De seus ensinamentos na Bíblia aprendemos a honrar nossos pais e amar nossos filhos. Aprendemos que devemos nos apegar aos nossos cônjuges. Ajudar as pessoas em necessidade, visitar e ajudar os doentes e idosos são outras coisas que Jesus ensinou. Cabe a nós ensinar nossos filhos a desenvolver empatia pelos outros. Podemos também ensiná-los a honrar seus pais, respeitar e servir outras pessoas.

    Jesus ensinou a castidade antes do casamento e a fidelidade durante o casamento

    "O Senhor tem o seu modo ou o modo certo de amar. As vozes do mundo podem dizer que o que realmente importa é que duas pessoas se amam... Ele, no entanto, nos ensina além: que há uma maneira autorizada e um tempo para expressar esse amor”, diz Ellis. Reservar o sexo para o casamento e permanecer fiel a nosso cônjuge impede a mágoa e as complicações associadas a doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, a confiança prejudicada e famílias desfeitas.

    Jesus nos ensinou a criar os filhos

    Durante sua vida na terra, Jesus era muito compassivo com as crianças. Defendeu-as e, por seu exemplo, nos ensinou a sermos pacientes e amorosos para com as crianças. Os pais têm a obrigação de ensinar a seus filhos o certo e o errado. Ellis nos lembra que, "o que acontece dentro de casa é muito mais importante do que aquilo que nossos filhos encontram do lado de fora."

    Jesus nos ensinou a orar

    Os discípulos de Jesus, muitas vezes, testemunharam suas orações. Somos ensinados a orar para que possamos aproximar-nos de Deus. Se quisermos dar graças, se precisarmos de ajuda em uma determinada situação ou apenas conforto após um dia ruim, podemos voltar-nos para Deus em oração. "Nosso Pai Celestial nos conhece, nos ama e quer nos ajudar. Ele sabe a melhor forma de fazê-lo. Não somos órfãos espirituais!” Diz Ellis.

    Ele ensinou o autocontrole

    Jesus nos ordenou a nos abster de mentir e roubar. Ele ensinou que não devemos ser ociosos, mas envolvidos em boas obras. Cristo também advertiu contra cobiçar as coisas materiais e cônjuges de outras pessoas. Quando somos obedientes aos seus mandamentos e moderados em nossos apetites e paixões, crescemos espiritualmente. Sentimos paz em fazer o que é certo.

    Ao considerarmos o exemplo de Jesus Cristo, há dezenas de outros ensinamentos que poderíamos acrescentar a esta lista. Nenhum de nós passa pela vida sem cometer erros e cair em caminhos obscuros. Mas como o filho pródigo, Jesus nos acolhe de volta quando vacilamos. Podemos nos arrepender e ser perdoados por nossos erros. Ao seguirmos o seu exemplo e tentar viver à sua maneira, lembramos de Provérbios 3:5-6: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Em todos os teus caminhos reconhece-O, e Ele endireitará as tuas veredas.”.

    Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 5 ways Jesus showed us how to live, de Megan Gladwell.

Megan Gladwell é originária de Indiana, esposa e mãe de quatro queridinhos. Ela trabalha como escritora e editora freelancer.




Website: http://www.bookclub41.blogspot.com