O valor do trabalho

Não deixe os comentários negativos ou as derrotas te derrubarem, siga sonhando e transpirando.

Guilherme Kuceki

Acho que todos já imaginaram por algum momento como seriam as coisas se tivessem conquistado uma grande vitória; para alguns essa vitória poderia ser uma inovação a nível mundial que o faria milionário, para outros poderia ser uma descoberta científica revolucionária que ganharia prêmios da medicina.

Barreiras mentais

Alguns, porém, deixaram de sonhar. Uma fraqueza do ser humano é esperar resultados rápidos e acabar criando limites em suas mentes. Essas barreiras mentais fazem com que a fé se enfraqueça. Para ilustrar um exemplo de barreira mental gosto da história de Roger Bannister, estudante de medicina em Oxford, que corria em prol de seus estudos. Em 1954 algumas pessoas do mundo dos esportes estavam considerando quase impossível que o homem conseguisse correr 1.609 metros em menos de quatro minutos; alguns fizeram até mesmo cálculos e pesquisas chegando a essa conclusão. Porém, Roger Bannister decidiu fortemente quebrar a barreira do “impossível” e então em 6 de maio de 1954 ele correu os 1.609 metros em menos de quatro minutos causando grande agitação na mídia e marcando a história dos esportes.

Mas o que eu acho mais interessante na história da corrida de uma milha é que pouco tempo depois de Roger Bannister quebrar a marca dos 4 minutos muitos outros corredores também o conseguiram. Será que a corrida depois de Bannister quebrar o recorde deu mais capacidade aos atletas? Ou talvez o ser humano se desenvolveu mais naquele período? Nada disso, muitos outros conseguiram porque a barreira mental foi quebrada.

Trabalho e inspiração

Thomas Edison ensinou uma lição ao mundo quando disse que o talento é 1% inspiração e 99% transpiração. Essa regra vale para muitas áreas. Se você espera abrir um grande negócio que vai fazer muito sucesso e continua sentado no sofá sonhando com os resultados, aproveite-os enquanto sonha, pois sem transpiração provavelmente os sonhos não passarão de sonhos.

Comece hoje

Fazendo metas, se arriscando, falhando, foi assim que muitos dos grandes chegaram onde chegaram, o importante é perseverar buscando. Não deixe que ninguém te diga que é impossível.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.