Como brincar com seu bebê

Algumas brincadeiras que podemos fazer com o bebê.

Carla Pinheiro Alves

Os bebês têm alegria gratuita, eles estão sempre sorrindo. Ao acordarem, abrem seus olhinhos e já vêm com um sorrisão no rosto. Deve ser por isso que são tão amados e também por que o próprio Salvador Jesus Cristo disse que para entrarmos no reino dos céus precisamos ser como as criancinhas, puras e com toda alegria e amor.

Toda mãe adora ver seu filho feliz, com os bebês não é diferente. É verdade que ao nascer não é possível fazer grandes peripécias com os bebês, mas eles já estão começando a entender o mundo e é nosso dever apresentá-los da melhor forma possível.

Brincar com um bebê não é tarefa difícil, na verdade é muito fácil, é muito compensador, pois eles sempre estão retribuindo, correspondendo ao amor que lhe é dado de forma leve, fácil e natural.

Vejamos algumas formas de brincar com seu bebê.

Música

: Ideal para brincar com os bebês mais novinhos. Coloque uma música e dance bem devagar com ele, tipo dois passos pra lá e dois passos pra cá; se o bebê for maiorzinho, mais durinho, você pode fazer movimentos mais fortes e ou dançar pra valer, eles adoram! Experimente colocar um vídeo, tipo A Galinha Pintadinha, meu bebê adora.

Advertisement

Vira-vira

: Deite seu bebê em um colchão, ou em algo reto e macio; vire-o de barriga para baixo, e depois com a barriga para cima, outras vezes fazendo 360 graus de movimento. Parece bobo, mas os bebês adoram esse movimento. Faça devagar e espere a reação dele. Observe sempre sua coluna e seu corpo, muito cuidado com movimentos bruscos.

O gato comeu

: Brincadeira boa até para as crianças mais velhas. Pegue a mãozinha do seu bebê e pergunte a ele: “Cadê o bolo que estava aqui?”, você mesmo responde que o gato comeu (mudando a voz) e você vai caminhando com os seus dedos no bracinho dele e falando foi por aqui, e aqui e ali, até chegar à axila. Quando chegar faça cócegas, bem leve, ok?!

Cadê a mamãe

: Os bebês acreditam que se algo sumir é por que eles nunca mais voltam, tadinhos! Essa brincadeira é muito conhecida e usada em testes. Coloque as duas mãos em frente ao seu rosto e pergunte ao bebê: “Cadê a mamãe?”. Feche as mãos, depois as abra mostrando o seu rosto; os bebês ficam muito felizes e dão muitas gargalhadas. Você também pode utilizar outros objetos, como tecidos coloridos para cobrir o rosto. Tendo sempre muito cuidado para não machucar o bebê.

Banho

: Durante o banho os bebês fazem a festa, aproveite para brincar com a espuma e com a água mesmo, os bebês adoram bater na água. Aproveite e leve alguns brinquedos como sapinhos, patinhos e brinque com seu filho. Muita atenção com a temperatura da água e com a duração do banho, nunca deixe a criança sozinha no banheiro nem por um segundo. Não se esqueça de nenhum objeto pontiagudo e jamais deixe nenhuma gota de água que seja ao alcance de uma criança. Jamais!

Bolinha de sabão

: Muito fácil de serem encontradas, as bolinhas de sabão é diversão garantida. Coloque água e detergente no recipiente, depois sopre formando a bolinha de sabão. Prefira brincar em ambientes abertos, os bebês adoram ver as bolinhas. Muito cuidado ao manusear, para que o bebê não tenha acesso e nem atinjam os olhinhos. O ideal é trocar o sabão que vem na embalagem por água e o próprio xampu do bebê que não agride os olhos.

Advertisement

Pula-pula

: Os bebês não conseguem pular sozinhos, então pule com eles. É muito simples, mas rende um tempão de brincadeira, você vai até suar.

Bate-bate

: Quando estão maiorzinhos e conseguem sentar, os brinquedos preferidos são as panelas da mamãe. Aproveite e brinque com eles de bate-bate. Substitua as panelas por outras de brinquedos, ou por um tamborzinho de brinquedo; certifique-se de que não existam objetos que possam cortá-lo ou que sejam pequenos, para que eles não o engulam.

Voando

: Quando estiverem durinhos, você pode brincar de voar, colocando-o em forma ereta e imitando um voo como um avião. Imite o som de um, os bebês adoram.

Imitação

: Chega uma fase que os bebês começam a imitar; aproveite isso, faça um som e aguarde-o, ele vai lhe imitar. Procure associar isso a uma brincadeira. Meu bebê de um ano imita os irmãozinhos mais velhos assim: eles pegam cada um, um dinossauro de brinquedo, inclusive o bebê, e imita um som do dinossauro, tipo: Ahhhh! O meu bebê faz igual aos maiores, e eles dão altas risadas.

Essas são algumas formas de brincar com um bebê. Claro que os bebês são diferentes e todos os pais têm uma forma de estimulá-los, o importante é que a brincadeira seja feita e que todos se divirtam, aprendendo assim, como os bebês, que a felicidade é algo gratuito e natural.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.