6 Dicas para entender melhor seu cônjuge
Refletir sobre maneiras práticas de entendimento entre os cônjuges é fundamental para que a relação se mantenha saudável.
Suely Buriasco
A incompreensão do cônjuge é sempre fonte de conflitos e representa um dos principais motivos do desgaste em muitos casamentos. Compreender nem sempre é fácil, pois exige empenho e renúncia. Contudo, devido à importância da questão vale observar algumas dicas:
1- Desenvolva empatia
Conforme artigo de minha autoria “A Empatia” publicado no site de Suely Buriasco: “A empatia é, assim, um processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender seu comportamento“. É fundamental para o processo de entendimento que o casal busque uma proximidade maior, procurando entender os aspectos emocionais de cada um. Para desenvolver a empatia é preciso concentrar-se em entender as razões do outro, despindo-se da pretensão de julgá-lo. Ser empático não significa pensar como o outro, mas com o outro.
2- Observe os aspectos motivadores
As pessoas são diferentes e possuem necessidades diferentes. Para saber o que motiva seu cônjuge é preciso dar-lhe liberdade para se expressar e, a partir disso, estimular a sua satisfação emocional. Nada pode ser mais desmotivador em uma relação amorosa do que a falta de respeito à individualidade do outro. É importante que as pessoas se motivem individualmente para manter a motivação na vida a dois. Somente pessoas inseguras veem nisso uma ameaça, portanto, autoconfiança é fundamental para entender as necessidades individuais do cônjuge.
3- Converse afetuosamente
Manter o hábito de trocar ideias e informações com o cônjuge é sempre muito sadio, afinal a possibilidade de entendimento se amplia consideravelmente. Como lembra o terapeuta Igor Cury: “O silêncio é um texto fácil de ser lido errado“. Para haver entendimento é preciso comunicar-se de forma eficaz: falar claramente e ouvir atenciosamente com muita gentileza e carinho.
4- Observe a fisionomia
Por incrível que pareça, muitos cônjuges com o tempo descuidam de olhar atenciosamente um para outro. A fisionomia é um elemento importante para o entendimento, pois muitas vezes diz mais do que mil palavras. É importante conectar-se pelo olhar, pelos gestos e pela fisionomia. Um casal em boa sintonia compreende a mensagem silenciosa do outro, nas palavras de Fernando Pessoa: “Há tanta suavidade em nada dizer e tudo entender…“.
5- Analise o humor
O humor das pessoas diz muito sobre elas; é importante que os cônjuges se acostumem a observar as mudanças de humor no sentido de entender o estado emocional um do outro. Isso ajuda muito até mesmo para reconhecer os momentos propícios para o entendimento.
6- Renuncie ao egocentrismo
Ninguém é capaz de entender outra pessoa quando apenas se interessa por si mesmo; o egoísmo é elemento altamente destruidor dos relacionamentos. É muito doloroso para a pessoa sentir que o cônjuge não se preocupa com ela, não lhe tem cuidado e estima. Para superar o egoísmo e realmente compreender o outro é preciso considerar seus pensamentos e sentimentos. É de suma importância que os cônjuges ajam em comum acordo e ao tomar qualquer decisão avaliem a opinião um do outro.
Entender o cônjuge é imprescindível para o sucesso da relação, portanto viver harmoniosamente é um grande desafio que exige muita dedicação, mas que, certamente, vale muito a pena.