6 lições para viver melhor

Importantes lições que colocadas em prática representam a força para superar obstáculos e viver melhor e mais feliz.

Suely Buriasco

A cada dia vemos aumentar o número de pessoas que parecem estar mais estressadas, sofridas e tristes. O acúmulo de responsabilidades e as dificuldades do mundo atual têm provocado grandes desajustes emocionais, tanto é que a depressão é intitulada a doença da época. Reclamar e entrar na sintonia do desânimo só vai fazer com que você engrosse as fileiras do desequilíbrio que já tantos prejuízos têm provocado em nossa sociedade.

Melhor colocar em prática lições sadias para encarar as dificuldades e vencê-las. Reflitamos sobre algumas:

1. “Não há problema que não possa ser solucionado pela paciência

Chico Xavier. Sem dúvida a paciência é uma grande aquisição, pois, provoca a calma diante da compreensão de que existe tempo para tudo na vida, além da certeza de que, muitas vezes, é preciso saber esperar. Também é importante nos relacionamentos, afinal, a intolerância só traz desentendimentos e sofrimentos que poderiam ser evitados se fôssemos mais pacientes com nossos semelhantes.

2. “Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável

Nelson Mandela. Investir em conhecimentos que ampliem a nossa capacidade de percepção do mundo e sensibilize o nosso coração para as questões sociais é uma forma de encarar nossos próprios problemas de forma sábia. Quem pensa muito em suas dificuldades, multiplica-as e perde oportunidade de encontrar soluções que, muitas vezes, são de fácil acesso. Perceber e auxiliar o máximo possível às questões alheias, quase sempre significa sanar os próprios problemas.

3. “O período de maior ganho de conhecimento e experiência é o período de maior dificuldade na vida de cada um Dalai Lama. Encarar dificuldades como oportunidade de crescimento, aprendendo com o sofrimento e transformando as situações de forma que se tornem mais satisfatórias é uma ótima maneira de levar a vida. As adversidades guardam em si grandes ensinamentos e podem desvendar forças que até então não sabíamos possuir.

Advertisement

4. “A gratidão é a virtude das almas nobres

Esopo. Desenvolver a gratidão é um grande ganho para a melhoria da própria vida, pois aquele que é grato valoriza as coisas boas, dando menor valor aos problemas que se apresentam. Dessa forma se sente fortalecido para o enfrentamento das dificuldades porque se sente um privilegiado por tantas bênçãos que o cercam. Enobrecendo a própria alma através da gratidão o ser humano se torna mais feliz e confiante.

5. “O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte.

Mahatma Gandhi. Perdoar é crescer para a vida em sua amplitude maior. O perdão apazigua os ânimos e promove maior entendimento das pessoas e situações, tornando muito mais fácil lidar com elas. Perdoar a nós mesmos também é fonte de ventura, pois a culpa é sofrimento vão e esse entendimento proporciona disposição para redimirmo-nos do erro, vencendo nossas próprias imperfeições. Perdoar é vencer ofensas rumo à redenção de cada um, afinal não há nenhum ser na Terra que não necessite de perdão.

6. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo“. Jesus Cristo em Lucas 10:27. Não termino essa lista com a lição do Mestre sem grande razão para isso, afinal nela encontramos os demais itens citados acima e, mais ainda, todos os ensinamentos que precisamos para viver melhor. O amor é o grande sustentáculo da vida e só através dele desenvolvemos os atributos que nos trarão paz e felicidade.

Busque refletir sobre essas lições e comece desde já a colocá-las em prática, aprendendo a ser uma pessoa mais grata, amável, confiante e motivada na vida.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.