6 maus hábitos que machucam sua relação com filhos adultos

Você sente que seus filhos adultos estão se afastando de você? O relacionamento de vocês não é mais o mesmo? Observe alguns hábitos nocivos e reflita.

Suely Buriasco

Os filhos crescem, saem de casa, formam suas próprias famílias, tudo parece tão simples e natural. Então por que existem tantos conflitos no relacionamento entre pais e filhos adultos? Um fator preponderante é que os pais, principalmente as mães, até reconhecem a nova família dos filhos, mas desejam que o sistema familiar continue o mesmo.

Segundo alerta a psicoterapeuta Deanne Brann: “Quando seus filhos têm filhos, a dinâmica muda”. Brann é autora do livro Reluctantly Related que trata do relacionamento de sogras e noras.

Nesse sentido vale a pena considerar alguns hábitos nocivos na relação com os filhos adultos, baseados na matéria:

1. Intrometer-se no casamento dos filhos

Você pode não gostar da forma como seu genro fala com sua filha ou como sua nora se comporta, também é possível que você não veja com bons olhos a forma como eles conduzem a organização financeira ou educação dos filhos, enfim… O que você não pode fazer é tentar resolver as questões deles e, muito menos, jogar um cônjuge contra o outro. O melhor é sempre buscar contornar as situações conflituosas a favor da união do casal.

2. Pense antes de falar

A forma como se fala algo é, muitas vezes, mais impactante do que a fala em si, por isso pense muito antes de dar qualquer palpite ou conselho para a família de seus filhos. Boa intenção só não basta e quase sempre produz grande estrago.

Advertisement

3. Respeite a forma como seus netos são educados

Não é papel dos avós disciplinar os netos, então é um grande erro querer impor a forma como educá-los. A Dra. Brann compara a família como um bolo: “Os avós são como a cereja ou o granulado, possuem papel importante, mas não são o bolo”. O melhor é seguir as orientações dos pais e jamais criticá-las, principalmente na frente dos netos.

4. Procure não se ressentir

Claro que às vezes isso é difícil, principalmente quando a maneira de falar das pessoas causa estranheza e você sente que, de alguma forma, são ofensivas. Mas pare e analise se você também não está levando as coisas para o lado pessoal e se melindrando com tudo. Fazer cobranças demais afasta as pessoas de você, assim tomar as coisas de forma mais leve é muito indicado.

5. Cuidado com as críticas

Se você vive criticando a família de seu marido vai criar um mal-estar muito grande, portanto, preste mais atenção na forma como você está colocando as suas ideias. Segundo a Dra. Brann toda vez que você faz críticas seu filho entende que você está dizendo: “Você não está fazendo a coisa certa”. Isso não é nada bom para o relacionamento de vocês. Opte por fazer sugestões, mas até assim seja sutil.

6. Construa laços com a família de seu filho

Não tenha medo de ficar à margem da vida de seus filhos e netos, maior proximidade não é necessariamente a física. Mesmo que você more longe acostume-se a manter diálogo com eles seja por telefone, Skype ou e-mail. As redes sociais são uma via de proximidade muito interessante também. Participe da vida deles, mostre interesse por suas atividades, isso facilitará a criação de vínculos afetivos.

É fundamental aceitar que o filho adulto precisa construir a própria vida e família, naturalmente nem tudo será de seu acordo, mas não se pode impor nada sem causar grandes conflitos.

Advertisement

Conforme escrevi no artigo 3 estratégias para acabar definitivamente com as rivalidades no relacionamento familiar: Uma família que domina sentimentos de rivalidade e o transforma em cooperação pode não ser uma família perfeita, mas, indiscutivelmente, é uma família muito mais harmoniosa e feliz.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.