6 passos para organizar um baile de sucesso

Aprenda 6 passos para organizar um baile de sucesso.

Taís Bonilha da Silva

Engana-se quem pensa que um bom baile ou atividade com dança para jovens ou adultos é feito apenas de música. A música com certeza é o ponto principal, mas para garantir que o baile seja realmente um sucesso, outros aspectos devem ser considerados com bastante cuidado.

Um bom baile pode ajudar para que as pessoas se divirtam, se conheçam, e lindas histórias de amor possam acontecer.

Conheci meu marido em um baile há mais de 10 anos, dançamos juntos, conversamos para nos conhecer e então começamos a namorar.

O que faz do baile um sucesso

Esse baile que frequentávamos, de certa forma, representava nossas crenças e o tipo de pessoas que éramos e somos até hoje. Era um baile que não servia bebidas alcoólicas, não eram permitidos fumantes, e as músicas foram cuidadosamente selecionadas e não continham palavras degradantes ou desrespeitosas. As pessoas que estavam no baile se vestiam de modo recatado, porque o baile requeria um certo padrão de vestimenta. O horário também foi estipulado de forma que não avançasse madrugada adentro.

Todos esses aspectos de um baile acabam por selecionar o público. Por exemplo, nunca houve brigas dentro desses bailes, os pais podiam ficar tranquilos quanto a deixar seus filhos se divertirem. E nós nos divertíamos muito. Esses bailes eram realmente um sucesso.

Advertisement

Como fazer um baile de sucesso

1. Selecione as músicas

essa é uma parte fundamental do baile. As músicas devem ser selecionadas de modo bastante criterioso, deve ser tocado um pouco de cada gênero musical para que se possa atingir todos os tipos de preferências. Mas as letras dessas músicas também devem ser verificadas. Letras que são de baixo calão ou denigrem a imagem de qualquer tipo de pessoa devem ficar de fora. Esse tipo de música não convida a um divertimento sadio, ao contrário, transmite uma mensagem errônea e atrai coisas ruins. Músicas que possuem coreografias muito sensuais devem ser evitadas, pois elas banalizam a mulher e seu corpo e também passam uma mensagem errada para o sexo oposto incitando atitudes inapropriadas. O volume do som também deve respeitar o estipulado por lei para o local onde será realizado o baile, os vizinhos devem ser respeitados.

2. Defina um padrão de vestimenta

quando for fazer os convites já defina qual será o padrão de vestimenta do baile, por exemplo, esporte fino ou social.

3. Atente para a decoração

bailes temáticos são muito legais e tendem a atrair bastante gente. Nesse caso, a decoração deve ser cuidadosamente preparada. Não precisa ser exagerada para não gerar uma poluição visual, e nem pobre demais dando a impressão de relaxo.

4. Comidas e bebidas

não há necessidade de servir comidas, mas se for um baile, por exemplo, do Havaí, uma mesa com várias frutas além de contribuir para a decoração poderá ser bastante aproveitada. Bebidas devem ser desprovidas de álcool. Promova um baile saudável, onde as pessoas vão realmente para se divertir, e não para se embebedar e criar confusão. A água é um ponto que deve ser muito bem pensado, bebedouros devem estar localizados de modo estratégico para que não se formem filas e cuidar para que a água esteja bem refrigerada.

5. Estrutura física

o local deve comportar o número de pessoas que foram convidadas, tendo banheiros e estacionamento disponíveis.

Advertisement

6. Divulgação

a divulgação do baile é tão importante quanto a música, um baile com poucas pessoas, ainda que muito bem-organizado, não tem graça nenhuma. Então existe a necessidade de tempo para que se faça uma boa divulgação.

Se esses seis itens forem bem observados e se a pessoa que for organizar o baile contar com uma equipe para apoiá-la e ajudá-la, certamente o baile será um sucesso, e ser um sucesso significa divertimento saudável.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.