7 dicas essenciais para poupar dinheiro todo mês

Um de nossos maiores desafios é saber administrar aquilo que temos. Muitas vezes acabamos consumindo mais do que realmente necessitamos, comprometendo assim, o nosso orçamento familiar.

Elaise G. Lima

Um de nossos maiores desafios é saber planejar, organizar, administrar aquilo que temos. Muitas vezes a correria do dia a dia nos faz agir de forma prática e menos planejada. No entanto, precisamos ter o controle de tudo o que administramos. Administrar o lar é algo que para alguns parece tarefa simples. Mas para quem organiza os afazeres e finanças da casa sabe que precisa de muito empenho para que tudo corra bem. É comum consumirmos mais do que necessitamos. A seguir encontraremos algumas dicas para facilitar a administração do lar e economizar um pouco mais:

1. Anote tudo o que compra

Pode parecer uma tarefa difícil, mas ao anotar tudo o que se compra fica mais fácil refletir se o que compramos foi realmente necessário. No final do mês você pode analisar a lista e irá perceber que poderia sobreviver sem alguns itens.

2. Não desperdice alimentos

Um dos maiores gastos em um lar está nos alimentos que jogamos fora. Cozinhe o que será consumido em pouco tempo. Conserve o que não será consumido de imediato. E lembre-se: As sobras do almoço podem ser utilizadas ao preparar o jantar.

3. Economize combustível

Evite sair de carro para todo lugar. Em alguns momentos substituir o automóvel por uma bicicleta é uma forma econômica e inteiramente saudável. Mas antes verifique se sua cidade possui ciclovias ou é segura para tal meio de transporte. Em todo caso, também considere caminhar um pouco.

4. Economize energia doméstica

Adote a regra: o que não estiver sendo utilizado, deve estar desligado. Isso serve para: aparelhos de TV, computadores, lâmpadas e mais alguns eletrodomésticos.

Advertisement

5. Seja criativo

Algumas coisas que jogamos fora poderiam ser reaproveitadas. Às vezes um móvel não precisa ser substituído por algo novo. Ele poderia ser pintado ou utilizado para outros fins. Exemplo: Uma geladeira velha, se pintada e decorada, pode servir como um livreiro. Deixe a criatividade fluir e você ficará feliz com o resultado.

6. Planeje atividades menos dispendiosas

Atividades familiares ao ar livre costumam ser divertidas e mais econômicas. Um piquenique, um filme em casa, um churrasco no quintal são atividades que deixam a família mais unida e mais feliz com o dinheiro poupado.

7. Fique de olho nas liquidações

Constantemente nos deparamos com os anúncios de liquidação em algumas lojas e supermercados. Aproveite o momento. Comprar um produto que está temporariamente mais barato é uma excelente forma de economizar.

Toma un momento para compartir ...

Elaise G. Lima

Elaise Lima é revisora de textos. Atua como editora-chefe para o site familia.com.br.