7 dicas para atividades para o dia da independência

Ensinando os filhos e comemorando o Dia da independência com patriotismo.

Fernanda Ferraz

Precisamos conhecer nossas origens, nossos antecedentes, a história de cada época e dos fatos ocorridos em nosso mundo. A cultura morre se não for divulgada, pesquisada e compartilhada.

Como pais e educadores, temos a responsabilidade de ensinar as crianças e os jovens sobre acontecimentos históricos. Com o passar do tempo, nós nos esquecemos de muitas coisas e as datas comemorativas hoje só são importantes por serem feriados e não por possuirem um contexto histórico.

Algumas datas são lembradas somente nas escolas porque os pais, muitas vezes, não estão interessados em saber o que o filho aprendeu sobre elas e não se empenham em conversar sobre esse assunto.

Somos um povo feito de histórias, algumas marcantes e dolorosas, outras felizes, e fazemos parte delas. É imprescindível ensinarmos nossos filhos sobre a história do país, pois, a educação retira a ignorância.

Ensinando sobre a Independência do Brasil

Segundo as informações deste site, a independência do Brasil aconteceu em 7 de Setembro de 1822, e foi proclamada por Dom Pedro I. Antes disso o Brasil era apenas uma colônia de Portugal.

Advertisement

1. Como começou o processo

Segundo este site, as razões eram:

  • Vontade de grande parte da elite brasileira em conquistar a autonomia política.

  • Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil.

  • Tentativada Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.

2. Pintar e desenhar

Para ensinar crianças pequenas sobre esta data, existem alguns

Advertisement

blogs com desenhos sobre o tema e, à medida que a criança pinta, você pode contar a história, de modo a gerar nela interesse e curiosidade.

3. Use a criatividade

Seja criativo e use coisas que as crianças e os jovens gostam, tais como: tesoura, papel, cola, lápis de cor, giz de cera, fitas para enfeitar. Vocês podem fazer um mural grande em cartolina, com a imagem da bandeira do Brasil e de Dom Pedro I, e pendurar na parede do quarto durante a semana da independência.

4. Teatro

Juntos desenvolvam uma peça para apresentar aos familiares e amigos. Criem cavalos de madeira e espadas para representarem a ocasião de um jeito bem interessante. As crianças tomam gosto e aprendem com mais facilidade.

5. Cantar o hino brasileiro

É importante que, como cidadãos de nossa amada pátria, saibamos cantar por completo o hino nacional brasileiro. Antigamente, muitas escolas tinham por hábito hastear a bandeira enquanto cantávamos o hino. Hoje, muitas instituições abandonaram essa prática e só o fazem no Dia da Independência; por isso, muitas pessoas não sabem cantar o hino inteiro, talvez apenas alguns trechos.

6. Transportar-se no tempo

Para essa atividade ficar ainda mais legal, busque utilizar as roupas daquela época; se der para confeccionar, melhor.

Advertisement

7. Fale sobre determinação

Explique a seus filhos a respeito da determinação de D. Pedro I em lutar pela independência do Brasil. Ele proclamou: “Independência ou morte!”. Ensine que, quando temos um objetivo, devemos seguir em frente, até o fim.

É claro que, por vivermos em um país democrático, hoje em dia não precisamos lutar com espadas, mas devemos ter a firmeza daquilo que desejamos e lutar com coragem e honra.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.