7 dicas úteis sobre como pagar a faculdade

Então você não tem “paitrocínio” e precisa pagar a faculdade? Embora pareça difícil , é possível pagar a faculdade.

Devin Thorpe

A partir de agora, você precisa sustentar a si mesmo e pagar sua própria faculdade. Embora pareça difícil – bem, na verdade pode parecer até impossível – é possível pagar a faculdade sem precisar fazer empréstimos exorbitantes.

Tive sorte de ter muita ajuda de meus pais na época da faculdade, mas eu mesmo paguei a maior parte das mensalidades sozinho. Quando entrei na Faculdade Cornell, eu estava tão otimista a respeito de meu futuro (realmente senti como se tivesse ganhado na loteria) que tomei emprestado praticamente todo o valor de meu MBA. Aqueles empréstimos foram como uma corrente gigantesca presa a meu pescoço por 15 anos. Apesar de a minha profissão ser muito valorizada, a dívida ainda assim chegava a ser quase esmagadora às vezes.

Então, aqui vai um plano para ajudá-lo a pagar a faculdade sem precisar fazer muitos empréstimos:

1. Preço da faculdade

A primeira coisa a levar em consideração ao escolher a faculdade deve ser o preço. Sua cidade deve ter uma grande variedade de opções. De modo geral, as universidades públicas oferecem um ensino melhor se comparadas a universidades particulares — e sem que você tenha de pagar quase nada — pois o governo injeta dinheiro para financiar seus estudos.

2. Bolsas do PROUNI

Candidate-se ao PROUNI, que concede bolsas de 50% a 100% para que você possa estudar em universidades ou faculdades particulares. As bolsas são concedidas apenas a alunos carentes com renda de até três salários mínimos.

Advertisement

3. Bolsas do FIES

O FIES é um financiamento do Governo Federal a estudantes de cursos superiores. Os estudantes podem solicitar o financiamento em qualquer período do ano, e os juros são de 3,4% ao ano.

4. Bolsas das faculdades

Há centenas de bolsas disponíveis na maioria das faculdades e universidades e outras centenas disponíveis aos estudantes, independentemente de onde desejam estudar (ver PROUNI e FIES acima). Você deve fazer a meta de se candidatar a várias bolsas. Muitas bolsas estudantis têm valor pequeno, mas juntas elas podem somar um bom valor.

5. Trabalho

A maioria dos estudantes consegue trabalhar enquanto está na faculdade (eu trabalhei em período integral durante os anos da faculdade e ainda assim consegui me formar em quatro anos). Seus estudos devem ser sua prioridade número 1, mas pagar pelos estudos deve ser a número 2. Se nada funcionar, você deve pelo menos tentar conseguir um bom estágio pago nas férias.

6. Cônjuge

Se seu marido ou sua esposa estiver disposto a ajudar, é preciso que ele ou ela fique responsável pelos gastos da casa enquanto você termina a faculdade. Isso pode facilitar muito sua vida de estudante.

7. Empréstimos

Depois de exaurir todas as demais opções, se você ainda não tiver conseguido cobrir todas as despesas referentes aos estudos, talvez seja necessário fazer um empréstimo para cobrir as lacunas. Os empréstimos estudantis nunca caducam. Se sua carreira não deslanchar como esperado, o pagamento do empréstimo estudantil pode se tornar um tormento.

Advertisement

Se seguir este plano, você poderá concluir a faculdade e pagar por ela sem a ajuda de seus pais.

Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original How to pay for college.

Toma un momento para compartir ...

Devin Thorpe

Devin Thorpe, marido, pai, autor do livro Your Mark On The World, palestrante e contribuidor da Forbes Magazine. Depois de construir uma carreira de 25 anos em finanças e empresariado onde movimentou em torno de U$ 500 milhões em transações completas, ele agora se dedica no trabalho social em período integral, ajudando outros a obterem sucesso em seus esforços por um mundo melhor.