9 sugestões para manter o bom humor na hora da tragédia

Posso ter bom humor diante de fatos ruins? Como usar de bom humor em momentos tristes? O que é bom humor e como usar quando vivo uma tragédia? Nove maneiras de manter o bom humor mesmo em circunstâncias adversas.

Izabel Torquato

Tragédia é uma palavra muito forte; originada do grego antigo; é algo que ocorre fora de nosso controle, está além do que podemos deter, entre mortais e imortais; ocorre em nosso cotidiano, para alguns em escala menor e para outros em escala maior, isso depende muito da maturidade e vivência social.

O que seria ter bom humor frente a algo que não podemos mudar? Por exemplo, o rompimento de um matrimônio para um pode ser uma tragédia em sua vida, já para o outro, o fim da tragédia que vivia. Em muitos males (que nós damos o nome de tragédia) é difícil ter bom humor.

Mas, então, o que seria uma tragédia? Muitos afirmam que uma situação com final triste torna-se uma tragédia.

Certa vez, estava saindo com a roupa limpinha, e um pombo sujou toda minha camisa branquinha. Naquele momento foi uma tragédia, mas não pensei nada mal, simplesmente sorri da situação, voltei e troquei de roupa. Aprendi a olhar para cima e verificar as aves, observar a minha volta.

Vamos, então, a algumas dicas:

Advertisement

1. Observarmos ao redor

; lembrarmos que o mundo não gira em torno de nós; tomarmos alguns cuidados com a nossa segurança pessoal, ter cautela.

2. Buscar sorrir

Mesmo numa situação inusitada, o melhor é descontrair. Mesmo que seja um sorriso interno que somente nós mesmos vemos.

3. Caso haja um acidente,

manter a calma

nesses momentos é fundamental. Se estiver consciente e tiver como pedir ajuda, faça-o! E se vermos um acidente, chamar imediatamente por socorro. Procurar fazer um treinamento de primeiros socorros também é uma boa ideia.

4. No trânsito,

jamais revide grosserias

Ficar calado é uma maneira de manter o bom humor.

5. Ter telefones agendados de pessoas confiáveis

que possam ser localizadas em caso de qualquer tipo de tragédia é uma forma de evitarmos mais transtornos.

Advertisement

6. O rompimento de um namoro é o momento de analisar

o que não deu certo e ver no que se pode melhorar, e se dar a oportunidade de crescer emocionalmente.

7. Desemprego

Bem… ser dispensado não é algo bom, dá um sentimento de inutilidade. Mas, nesse momento, pode-se repensar a vida profissional e fazer outros cursos, melhorar o nível educacional. Nesse momento, pense que está tendo uma nova oportunidade de ter um emprego muito melhor. E quando isso acontecer, vai sorrir e vai agradecer ter sido dispensado.

8. Saúde

Ficar doente é uma tragédia, mas é o tempo de que seu corpo necessita para se recuperar e quem sabe assim mudarmos maus hábitos, rever nossa forma de viver, de ser, cuidar mais de nosso corpo físico.

9. Aceite ajuda

Permita que pessoas que realmente se importam com você e o amam verdadeiramente o ajudem em seu progresso ou em momentos em que sofreu uma tragédia.

Às vezes, infelizmente, achamos que nada com final triste pode acontecer em nossa vida, que essas tragédias só ocorrem na casa do vizinho.

Advertisement

Lembro-me de muitos momentos em que quase tivemos nossa casa invadida por meliantes. Com isso, criei um hábito de verificar se portas e janelas estavam bem trancadas à noite, ao sair de casa, observar na rua os outros pedestres. Muitas vezes, o hábito de sermos observadores nos salva de perigos.

No Brasil, é muito comum aquele arrastão de pessoas que passam assaltando. Numa ocasião, pude escapar porque estava observando. Alterei a rota do meu caminho e ainda comuniquei a autoridades locais do ocorrido, livrando outras pessoas de uma tragédia.

Bom humor não é somente sorrir, mas sim um estado psicológico e emocional de bem-estar que temos dentro de nós mesmos. Assim, podemos ter soluções para os problemas. É a famosa calma nos momentos difíceis – ser uma pessoa equilibrada.

Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.