Como criar uma lista de compras de alimentos

As dicas abaixo irão ajudá-lo a evitar essas situações, otimizando seu tempo e apoiando o controle do orçamento.

Patricia Andrade

Se você costuma ir ao supermercado fazer as compras de mantimentos para sua família, certamente já passou pela experiência de ir com fome e gastar mais do que gostaria em guloseimas, ou até mesmo comprou várias coisas e esqueceu-se do item mais urgente. A falta de uma lista pode significar perda de tempo, gasto exagerado e aborrecimento em uma tarefa tão corriqueira quanto comprar mantimentos.

As dicas abaixo irão ajudá-lo a evitar essas situações, otimizando seu tempo e apoiando o controle do orçamento.

1. Comece a fazer a lista alguns dias antes de ir às compras

Deixe papel e caneta em um lugar bem acessível, para que vá anotando os itens necessários à medida que for se lembrando de cada um deles.

2. Confira seu orçamento

Embora a compra de alimentos seja gasto de primeira necessidade, é preciso checar em seu orçamento o quanto você pode (ou quer) dispender nisso. O equilíbrio financeiro depende do planejamento de todo dinheiro que se gasta.

3. Abra os armários e veja o que falta

Cada pessoa que é responsável pela alimentação de sua família sabe quais são os mantimentos mais consumidos em sua casa. Vá às prateleiras de sua despensa e veja quanto há de cada alimento e quanto tempo você quer que a nova compra dure, para estabelecer as quantidades a comprar. Não se esqueça de verificar quanto alimento há nas embalagens; quem nunca teve a triste surpresa de encontrar um frasco praticamente vazio no armário na hora em que mais precisava de seu conteúdo?

Advertisement

4. Aproveite promoções

Muitos supermercados promovem o “dia do hortifrúti”, o “dia do açougue” ou promoções do tipo, em que um determinado tipo de alimento é bem mais barato em certo dia da semana. Se tiver disponibilidade, planeje o dia em que irá às compras e economize.

5. Cuidado com alimentos perecíveis

Se você faz compras para todo o mês, preste atenção aos itens de sua lista que estragam em poucos dias. Ajuste as quantidades para não haver desperdício.

6. Siga a lista

Se ao chegar ao supermercado você deixar a lista na bolsa e animar-se com tudo que vê, de nada terá servido toda a preparação. Mantenha a lista em mãos e vá riscando os itens conforme os encontrar; isso economiza também seu tempo dentro da loja.

É desnecessário dizer que o planejamento das compras só trará vantagens. Faça o teste! Organize-se, e terá mais tempo e dinheiro para aproveitar com sua família.

Toma un momento para compartir ...

Patricia Andrade

Patrícia Andrade Baialuna é professora, mestre e doutoranda em Estudos Literários.