A admiração e o poder de amar
É importante ponderar sobre o poder da admiração entre os cônjuges e como manifestá-la para fortalecer o amor que os une.
Suely Buriasco
Todo ser humano tem o desejo de ser admirado, trata-se de um anseio natural que corresponde à vontade de ser aceito socialmente. Tanto na vida pessoal, como profissional, a admiração corresponde a um reconhecimento que motiva as pessoas, elevando a autoestima. Essa constatação pode ser inspiradora quando desejamos conseguir uma ligação mais profunda com alguém, pois, entendemos que é relevante demonstrar o que admiramos nas pessoas.
A complexidade dos sentimentos
Muitas pessoas acreditam que o amor simplesmente acontece entre duas pessoas; essa forma simplista de encarar sentimentos pode causar grandes prejuízos, afinal, da mesma forma que começou também pode terminar. Entretanto, é bom que se pondere que o ser humano e, consequentemente, seus sentimentos são extremamente complexos e merecem maior análise. Sentimentos não surgem do nada e muito menos terminam desse jeito; são conquistas da alma, portanto, cuidar deles é agir com sabedoria.
O encontro
O que realmente move duas pessoas para um encontro é o que uma admira na outra. Sejam os atributos físicos, muito comum no início dos relacionamentos, sejam os intelectuais, morais etc. Importante ressaltar que o que chama atenção depende de quem observa e, felizmente, as variações quanto ao gosto são muito grandes. O primordial a ser considerado é que o encontro se dá a partir da apreciação de ambos; é esse o impulso para os primeiros contatos.
A continuidade
Entretanto, o poder da admiração não se limita à atração inicial; é pela admiração que as pessoas passam a desejar novos encontros e desenvolvem sentimentos mais profundos. A paixão que atrai os pares só tem continuidade ao transformar-se num sentimento mais intenso: o amor. Conforme afirmação de Ronaldo Nezo no site: “Um relacionamento não sobrevive se não houver admiração mútua“. E a admiração, assim como o respeito e a confiança são quesitos essenciais no desenvolvimento do amor.
A demonstração
Só admirar também não basta; é preciso demonstrar a admiração. Muitos casais, depois de algum tempo juntos, deixam de observar e ressaltar o sentimento de estima que nutrem por seus pares. Caem assim em grande erro e comprometem a harmonia entre si. O reconhecimento é sempre importante e renovar as afirmações de afeição é primordial para o sucesso da relação. O olhar é uma maneira muito rica de demonstrar apreço, até porque cada pessoa tem expressão própria e isso impõe veracidade ao que se deseja manifestar. Palavras sinceras também produzem intenso efeito quando o que se deseja é manifestar a admiração pelo outro.
O elogio
O elogio é uma declaração honesta de admiração a algum traço de caráter ou ação que se aprecie, por isso é sempre possível elogiar alguém, afinal toda pessoa é capaz de algum ato louvável. O elogio é uma ferramenta poderosa na construção de qualquer tipo de relacionamento, pois, estabelece uma conexão positiva onde o que se evidencia são as qualidades de cada um. Quando você foca no lado bom das pessoas constrói elos de empatia capazes de manter o entendimento e a compreensão mesmo diante das diferenças. Elogie sempre que puder; faça isso de forma sincera e afetuosa e você se surpreenderá com os resultados.