A importância de saber ouvir para a felicidade familiar

A capacidade de ouvir faz parte de uma comunicação saudável e eficiente. Veja 6 dicas para ser um melhor ouvinte e melhorar seu casamento e relacionamentos familiares.

Taís Bonilha da Silva

Nos relacionamentos familiares existem diversos aspectos que devem ser observados para que a convivência seja saudável e positiva e o lar seja um lugar de paz e alegria.

Um desses aspectos é a capacidade de ouvir. Infelizmente poucos de nós possuem esta capacidade. Na verdade, na maioria das vezes, falamos muito mais do que ouvimos, e por conta disso há muito mais desentendimentos, desavenças e brigas no ambiente familiar.

A capacidade de ouvir é uma habilidade que pode ser desenvolvida e, como o título diz, é muito mais do que apenas escutar. Vejamos como podemos desenvolver esse maravilhoso dom:

Olhar nos olhos da pessoa quando ela estiver falando

Este é o primeiro passo para ouvir. Às vezes as mães estão atarefadas com os afazeres domésticos e quando os filhos querem conversar não param o que estão fazendo, sequer olham para seus filhos. A mensagem que passa quando se age dessa forma é: “Esta louça que estou lavando é mais importante do que aquilo que você quer me contar”.

Evite interromper com suas próprias experiências e opiniões

Quando a pessoa está lhe contando algo, é um processo mental de organização do pensamento, talvez ela precise de tempo pra elaborar essa organização, se você ficar interrompendo com suas opiniões e experiências você poderá prejudicar o raciocínio e consequentemente a reflexão que a pessoa faz ao lhe contar algo.

Advertisement

Observe os sinais não verbais

São eles as expressões faciais, postura corporal e tom da voz. Muitas vezes a pessoa está nos querendo dizer algo que ela não pode ou não consegue expressar com palavras.

Pratique a aceitação

Isto significa respeitar os sentimentos, emoções e motivações da forma como são descritas pelo outro, sem impor idéias de como essa pessoa deveria se sentir ou pensar.

Teste sua compreensão

É importante comprovar se você está realmente compreendendo o que a pessoa está querendo lhe dizer. Você pode fazer isso perguntando: ” Então o que você está me dizendo ou sentindo é …”. Não se precipite em interpretar o que a pessoa quer dizer, somente ela poderá lhe comprovar se é isso ou não.

Compartilhe seu ponto de vista

Porém isso deve ser feito de modo respeitoso e não autoritário. Você pode sugerir opções, ajudar a ampliar a visão do outro e até compartilhar valores e princípios.

A capacidade de ouvir faz parte de uma comunicação saudável e eficiente. Muitos problemas e desentendimentos podem ser resolvidos e até mesmo evitados se pararmos de escutar e passarmos a ouvir o que o outro nos fala.

Advertisement

Consulte também este livro pequeno disponível em PDF para mais informações: 3 maneiras de tornar sua família mais feliz.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.