A importância do volume de sua voz

Sua voz é uma característica que diz um pouco sobre quem você é. A boa educação diz que um volume de voz baixo é o mais adequado e elegante. Procure dar atenção a sua voz!

Renata Finholdt

A voz é uma das formas de identificação de nós mesmos, ela carrega nossas características e diz um pouco sobre nós. Quando estamos tristes, ela expressa esse sentimento; quando alegres, ela também sorri conosco. Quando a usamos bem e cuidamos dela será nossa boa companheira por toda a vida, mas quando não nos atentamos aos cuidados poderemos perder parte dela.

As pessoas nos reconhecem através de nossa voz.

O tom e volume de nossa voz também são outro fator importante, ele pode nos trazer alegres companhias ou nos afastar de quem amamos.

Carinho e amor

Quando falamos baixinho no ouvido das pessoas que amamos, mostramos nosso amor e trazemos afago. Se ao contrário, gritamos com quem amamos e com nossos familiares, trazemos desavenças e contendas. Não é possível demonstrar carinho e amor com tom de voz elevado.

Oração

Em nossas orações mais profundas o volume baixo de nossa voz atrai a companhia do doce Espírito e nos deixa mais próximos do Senhor, é assim que Ele nos ouve melhor. Quando falamos baixinho, demonstramos respeito pelo Pai e por tudo o que fez por nós, Seus filhos. As doces palavras de uma oração feita em voz baixa abrem as portas do coração.

Advertisement

Felicidade

Não se pode ser feliz em família gritando o tempo todo, o espírito que deve reinar em um lar precisa de mansidão e quietude, onde é possível ouvir a voz do Espírito sussurrando e ensinando. Esse pequeno detalhe pode colaborar para que a paz possa reinar dentro do lar.

Procure se ouvir

Perceba o volume de sua voz, se atente a ele. Aprendemos muito quando damos atenção a nós mesmos.

Procure observar ao seu redor o quão suave e doces as palavras ditas em um volume adequado podem ser. Imagine circunstâncias em sua vida que poderiam ser diferentes se, simplesmente, naquele momento, o volume de sua voz não tivesse sido alterado.

As regras da boa educação também prezam que o volume da voz seja baixo e adequado, tanto em público quanto em sua própria casa.

Faça uma experiência, tente dia a dia cuidar do volume de sua voz, fale mais baixo, aplique isso em todas as ocasiões que puder, tanto em família quanto em público, e verifique então a diferença que essa atitude fará em sua vida, nos seus dias e nos seus relacionamentos.

Advertisement

“Lembre-se que alto deve ser o valor de suas ideias, não o volume de sua voz” George Herbert (poeta inglês).

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.