Ajudando os filhos a melhorar a autoconfiança

Ver seus filhos superando desafios e se tornando confiantes traz uma imensa alegria aos pais. Acredite, você pode fazer muito para ajudar seus filhos! Veja algumas dicas neste artigo.

Renata Finholdt

Feb 18, 2013   |   0 views   |   0 shares
  • Uma criança aprende no decorrer de sua vida, com sua família e amigos, a se tornar confiante e autossuficiente; no entanto, para isso é preciso muito apoio e presença constante dos pais, ensinando e colaborando para que consigam progredir em sua busca pelo desenvolvimento.

    Cuidar disso é uma tarefa muito relevante para os pais e não pode ser deixada de lado em momento algum.

    Algumas atitudes simples poderão ajudar a tornar mais fácil essa empreitada. Veja como você pode, aos poucos, aumentar a confiança de seus filhos:

    1) Comece incentivando-os desde pequenos. Elogie as pequenas coisas que fizerem, tais como desenhos, tarefas de casa, pequenas pinturas ou até mesmo quando arrumam suas próprias camas ou quarto; por mais que seja necessário que você dê uma ajeitada depois (sem que ele veja), ele se sentirá capaz e confiante de que consegue fazer muitas coisas sozinho.

    2) Ensine princípios corretos em sua família e sempre mostre sua aprovação quando as crianças agirem de acordo com os princípios ensinados. Eles, a partir daí, saberão distinguir o certo do errado e poderão aos poucos aumentar sua confiança nas decisões que terão que tomar no decorrer de sua vida.

    3) Mostre a eles que você sempre estará presente para ajudá-los em suas dificuldades, porém, deixe com que eles possam resolver algumas coisas por si próprios, contando com seu respaldo. Fazendo isso desde pequenos, você estará ajudando para que se sintam capazes.

    4) Incentivo é uma palavra importante para os pais. Sempre que houver oportunidade de ajuda ao próximo, incentive-os a participarem e servirem. Será motivador para eles saberem que mesmo que ainda não estejam na fase adulta, podem contribuir para que outras pessoas possam se sentir melhores e mais felizes.

    5) Procure conhecer os gostos de seus filhos e motive-os a se esforçarem a trabalhar e aprender aquilo que gostam desde pequenos. Se o gosto é pela culinária, por exemplo, faça pequenos projetos em que poderão juntos aprender e aprontar pequenos pratos. Já se o interesse for pela arquitetura, motive-os a desenharem seus projetos. Confiança é uma semente que precisa ser cuidada diariamente.

    “Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.” Roberto Shinyashiki, escritor brasileiro.

    Incentive, motive e ensine seus filhos. A confiança que crescerá neles será grande se obtiver sua ajuda e orientação e com isso sua alegria também será imensa, afinal, que pais não ficam felizes quando veem seus filhos superando seus próprios desafios?

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

 

  • Se você pudesse, antes de ser mãe, saber todas as respostas, o que faria? (VÍDEO)

  • 4 dicas naturais para deixar sua casa cheirosa continuamente

  • 10 maneiras de estragar um filho

  • Fase do namoro: 5 ações necessárias dos pais

  • Porque você está falhando como pai ou mãe se não tem ensinado este princípio aos filhos

  • 5 dicas úteis para manter-se mais seguro nas redes sociais

  • O casaco da mamãe: Uma lição de vida

  • 6 dicas educativas para lidar com uma criança que afirma ter um amigo imaginário

  • Este vídeo é para os pais que acham que seus filhos não lembrarão o que você faz (VÍDEO)

  • 3 orientações aos pais ao alertar os filhos contra farsas na internet