Ajude seu filho a superar a dislexia com 10 atividades

Devido ? s ocupações dos pais, as crianças estão tendo dificuldades em leitura e escrita. Este artigo propõe 10 atividades fáceis que você pode aplicar em casa para superar a dislexia.

Mimy Medina

Hoje é muito comum falar de dislexia em crianças em idade escolar. O difícil é enfrentar, como pai de família, este problema silencioso de um filho. A dislexia é a dificuldade de ler e reconhecer as letras. Não é um problema neurológico, mas é, em muitos casos, uma questão genética ou problemas de audição. Geralmente vem acompanhada de déficit de atenção dispersa; é aí que, como pais de família, devemos acompanhar este processo, para que nossos filhos superem esta dificuldade.

Aqui compartilho algumas atividades que podem ser feitas em casa, sem ter que recorrer a outros mecanismos destinados a superar este problema:

Como pais, aceite que seu filho tem esse problema de aprendizagem

Ao aceitar, você pode executar processos de monitoramento para ajudá-lo a acompanhar o progresso de seu filho sem fazer comparações com outras crianças, mas focando na dificuldade apresentada.

Converse com a criança sobre o problema de aprendizagem que apresenta

Irá ajudá-la realizar suas atividades com mais confiança, mas não diga que é um problema, mas um desafio que pode ser superado com reforço escolar em casa.

ogos de palavras com muitas cores

Jogos de palavras com muitas cores permitem que seu filho reconheça as letras, iniciando assim a aprendizagem simbólica como meio de comunicação.

Advertisement

Utilize as coisas que você tem ao seu redor

, como as cadeiras, as mesas, a televisão, os brinquedos, pois isso ajudará a reconhecer as letras que as palavras contêm e evocá-las na escrita.

Cubra seus olhos e escreva

com seus dedos nas costas, e pergunte que letra é e que palavra começa com essa letra. Isto desenvolve sua dimensão comunicativa e lógica da escrita.

Joguem com de cartões com letras

, assim aprenderá de forma divertida a reconhecer as letras.

Manipulação de tamanho (espaço) no caderno

, primeiro, iniciando com as letras grandes e pouco a pouco ir diminuindo fará com que a criança os saiba controlar na hora da escrita.

Quando começar a ler

, os textos devem conter desenhos e letras para que sejam mais agradável a seus olhos.

Advertisement

Memorizar as músicas

que ele gosta irá estimular sua capacidade cognitiva.

A realização de atividades manuais

irá incentivar a coordenação motora fina para melhorar sua maneira de segurar o lápis e sua ortografia.

Essas atividades devem ser realizadas em lugares confortáveis, tranquilos, onde a criança possa executar seus reforços com maior confiança e mais se forem seus pais que oferecerem esta oportunidade para ele superar esta dificuldade com as letras.

Este é um trabalho que deve ser realizado pelos pais e também pelos professores, e não deve-se ver isso como um problema sem solução. Com muita disciplina, realizar suas atividades e lidar com as normas irá permitir que ele supere essas dificuldades, que muitas crianças têm, mas poucos superam por falta de conhecimento e aceitação de seus pais e educadores.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Ayuda a tu hijo a superar la dislexia con 10 actividades, de Millerlandy Medina.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Mimy Medina

Mimy é psicóloga com enfase em auxílio social e comunitário, especializada em famílias. Ela gosta de escrever e fazer seminários para o fortalecimento de famílias.