Aprendendo com o Mestre: Características de Jesus Cristo que nos ensinam autocontrole

Este artigo fala sobre os atributos que compõe o puro amor de Cristo e como desenvolvê-los é essencial para termos autocontrole.

Erika Strassburger

Imagine-se nas seguintes situações:

  • Você usa todo o seu tempo para fazer somente o bem, ensina, orienta e ajuda as pessoas a resolver todos os tipos de problemas. Suas boas obras começam a chamar atenção e, embora não fosse seu objetivo, você começa a ficar famoso. Surgem, então, homens perversos e invejosos que não gostam do fato de você estar em evidência, sendo admirado e seguido.

  • Eles passam a lhe fazer vários tipos de acusações injustas e infundadas.

  • Dizem que o bem que você faz é obra do maligno.

  • Duvidam da sua identidade, dizendo que você não é quem diz ser, nem é filho do seu pai.

    Advertisement
  • Fazem muitas coisas para humilhá-lo. Querem destruir a sua imagem diante do mundo.

  • Um dos seus amigos mais chegado participa de uma emboscada para entregá-lo a eles.

  • Não bastassem as ofensas e a humilhação, eles decidem lhe machucar. Deixam-lhe gravemente ferido.

  • Eles não se contentam em somente lhe agredir física e verbalmente.

  • Inventam mentiras para lhe incriminar e lhe colocar na prisão.

    Advertisement
  • Mas o que eles querem mesmo é lhe ver morto. Com esse intento, armam um julgamento ilegal, manipulam a lei e conseguem condená-lo à morte.

Como você reagiria a todos esses insultos, agressões físicas e complô para lhe matar? E se você fosse filho de um homem muito poderoso, um rei? E se você tivesse o poder para destruir todos os seus inimigos?

Seria quase impossível para nós sofrermos toda essa injustiça sem revidar. Mas houve um Homem que sofreu tudo isso e muito mais. “No momento daquele Seu sofrimento, o Redentor do mundo demonstrou excepcional autocontrole, sempre pensando em abençoar os outros. Com bondade e ternura, rogou a João que cuidasse de Sua mãe, Maria. Pediu ao Pai Celestial que perdoasse Seus executores que O crucificavam.” (Carlos Amado)

Jesus Cristo nos deu os maiores exemplos de autocontrole que alguém poderia ter dado. Mesmo esvaindo-se em sangue e gemendo de dor, Ele conseguia pensar no bem-estar das outras pessoas. Tudo pelo que Ele passou foi em benefício de todos nós. Toda forma de vida foi beneficiada pelo seu Sacrifício e Ressurreição.

Mas que qualidades, que características de Jesus Cristo nos ensinam autocontrole?

Advertisement

Seu puro amor

Ele sentia, e ainda sente, um amor perfeito pelos filhos de Deus. O puro amor de Cristo é também chamado de caridade, a espécie de amor mais sublime, nobre e forte que há.

O puro amor de Cristo é uma combinação de qualidades que todos nós precisamos desenvolver, a fim de nos qualificarmos para habitar com Deus. E só conseguiremos desenvolver esses atributos com um esforço diligente e a ajuda d’Ele.

Sobre esse amor, Dallin Oaks disse: “A caridade, ‘o puro amor de Cristo’, não é um ato, mas uma condição ou estado. Alcança-se a caridade por meio de uma sucessão de atos que resultam na conversão.”

I Coríntios 13 fornece os atributos que compõe o verdadeiro amor:

  • O amor é sofredor, tudo sofre. Sofre com os que estão sofrendo, coloca-se no lugar do outro, sensibiliza-se.

    Advertisement
  • É benigno. Quer fazer somente o bem.

  • Não é invejoso. Fica feliz pelas conquistas do outro e triste pelas suas derrotas.

  • Não trata com leviandade. Tem consideração pelos sentimentos alheios.

  • Não se ensoberbece. Não se acha e nem quer ser melhor do que os outros.

  • Não se porta com indecência. Cultiva o recado no comportamento e na aparência. É moderado em todas as coisas.

    Advertisement
  • Não busca os seus interesses. Não pensa em tirar vantagens de seus relacionamentos.

  • Não se irrita. Cultiva a mansidão, é pacífico.

  • Não suspeita mal. Tende a confiar nas pessoas.

  • Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Não gosta de mentiras e enganos.

  • Tudo crê. Tem um coração receptivo ao bom aprendizado. É doutrinável. Consegue identificar as verdades eternas e crer nelas, deixando-se influenciar pelo Espírito Santo.

    Advertisement
  • Tudo espera. Mantém-se firme na espera das bênçãos eternas prometidas, mesmo em meio a dificuldades e provações.

  • Tudo suporta. E é capaz de suportar as intempéries da vida sem murmurar ou desistir.

Jeffrey Holland disse: “Temos que tentar ser mais constantes e firmes, mais pacientes e bondosos, ter menos inveja e menos orgulho em nosso relacionamento com os outros. Devemos viver da forma que Cristo viveu e amar como Ele amou.”

Ao desenvolvermos as características relacionadas acima, teremos mais força para dominar nossos instintos, manter o autocontrole mesmo em situações aviltantes.

Você gostaria que seus filhos, seu cônjuge e você mesmo desenvolvessem mais autocontrole? Então, reúna sua família e compartilhe essa mensagem com ela. Depois de identificarem o que precisam melhorar para se tornarem mais semelhantes a Cristo, tracem metas pessoais e conjuntas a fim de atingirem esse objetivo.

Advertisement

Com muito empenho, vigilância, apoio mútuo e com a ajuda do Senhor, vocês chegarão lá. Talvez, o ritmo de aperfeiçoamento de cada membro da sua família seja diferente. O importante é que haja progresso, ainda que lento. O que não pode haver é desleixo ou desistência.

Se cada um se comprometer em fazer a sua parte, o Senhor concederá a força necessária para progredir. Embora seu amor não se torne tão puro e perfeito quanto o amor do Salvador – afinal, Ele é o único perfeito que já existiu – ainda assim Ele reconhecerá, aceitará os seus esforços sinceros e diligentes, e Sua graça será suficiente para aperfeiçoá-lo.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.