As desvantagens de abraçar as tendências culturais diversas da sociedade

Como combater tendências culturais. Vivendo de maneira que a felicidade seja uma constante. Buscando equilíbrio de uma vida tranquila em nossos dias.

Izabel Torquato

Falarei de alguns temas que parecem familiares em nossos dias.

1. Desintegração Familiar

Consiste em perdermos a figura do pai e da mãe, homem e mulher, com filhos vivendo em união e amor; hoje vemos pessoas tristes com depressão, filhos rebeldes, brigas, desentendimentos, gritos, falta de respeito e falta de ética familiar e de amor.

2. Corrupção

É o ato de favorecer alguém e prejudicar outra pessoa. Tornou-se comum em nossa sociedade e afeta o mundo todo, tanto que devido a isso temos as crises financeiras, fechamento de empresas, desigualdade social e econômica.

3. Moda

O mundo segue a moda de vestuário que na maioria das vezes tem como consequência o endividamento de famílias e com isso elas ficam escravas do dinheiro, além da moda que desvirtua o corpo feminino, calças que simplesmente excluem a cintura feminina, que masculinizam mulheres, que efeminam homens. É uma troca de valores.

4. Sexo sem compromisso

Atualmente ter relações sexuais sem estar legalmente casado é algo comum, porém isso traz consequências sérias: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, aborto, mortes passionais, desintegração familiar.

Advertisement

Como combater as desvantagens de abraçar as diversas tendências culturais da sociedade:

– União Familiar

Em 1995 foi publicado “A Família – Proclamação ao Mundo” que diz: “O marido e a mulher têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos. “Os filhos são herança do Senhor.” (Salmos 127:3) Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. O marido e a mulher—o pai e a mãe—serão considerados responsáveis perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações.”

– Honestidade e Integridade

Dois dos mandamentos dizem que não devemos roubar nem mentir, a corrupção somente cresce quando as pessoas mentem e depois roubam. Quando somos verdadeiros e respeitamos o que pertence a outra pessoa ganhamos a confiança dos outros e nos tornamos mais fortes espiritualmente, e dessa forma mais amáveis uns com os outros. Essas qualidades são vitais para a harmonia no lar, na escola, no trabalho, no lazer, na sociedade. Se tivéssemos mais homens e mulheres honestos e íntegros teríamos mais progresso intelectual, moral, espiritual e nossa sociedade não seria movida por guerras e tantas catástrofes. Podemos decidir agora ser a diferença e influenciar outras pessoas nessa batalha invisível de valores.

– Recato

O propósito das roupas é para cobrir nossa nudez, proteger do calor, da chuva, do frio. Uma vestimenta limpa e simples deixa uma pessoa bem arrumada, não é preciso gastos desnecessários ou pior, homens que parecem mulheres e mulheres parecendo homens. Nossas roupas mostram quem somos, nossa personalidade.

– Castidade

Cuidar de seu corpo é mostrar o amor-próprio que possui. A castidade nos protege de contrairmos doenças, de sermos menosprezados, ajuda a manter-nos puros, além de proteger nosso corpo físico, mantém nossa reputação, nosso moral elevado e o respeito das pessoas. Também nos ajuda a decidirmos de maneira segura sobre quem queremos ao nosso lado e que nos fará bem em caso de casamento. É o antídoto para desintegração familiar.

Advertisement

Podemos analisar se devemos seguir as tendências culturais ditadas por pessoas imperfeitas e muitas vezes infelizes ou podemos nos voltar aos valores e mandamentos criados por um ser perfeito, nosso Pai Celestial, que nos ama e quer nossa felicidade.

Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.