Atinja seu potencial: Vença seus medos e faça-o

O medo é um sentimento que todas as pessoas sentem. Muitas vezes ele pode se tornar um obstáculo para o crescimento pessoal, porém, se aprendermos como usá-lo, ele se tornará um grande bem para nosso crescimento pessoal.

Francione Sousa

Antes de começar a escrever este artigo, tomei a iniciativa de fazer perguntas para diferentes pessoas como amigos mais próximos, pessoas do trabalho e alguns de meus alunos tiveram a oportunidade de responder também. Tudo isso para poder entender os vários tipos de medo que as pessoas têm e até me questionei sobre meus próprios medos. Baseada no resultado das respostas, elaborei as três perguntas abaixo:

  • O que podemos entender por medo?

  • Por que o medo pode ser uma fonte que te leva a recuar de uma luta?

  • Como ele pode ser usado para alcançar nosso potencial de realização pessoal e social?

De acordo com o dicionário Aurélio, “medo é um sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário de uma ameaça”. O mais preocupante de todos os medos é o imaginário. Esse é o medo que nos leva a recuar de uma luta ou talvez nem lutar. E sem luta dificilmente se atinge o potencial. Lembrando que “potencial” está relacionado à capacidade que o indivíduo tem de criar, transformar e agir no ambiente em que vive para assim suprir suas necessidades. É como ele ser o agente que faz a ação. E o medo imaginário faz com que a pessoa não aja porque elas retratam em suas mentes o medo de algo que nem existe e acabam inibindo o corpo de lutar por seus ideais, provocando assim uma vida fracassada e cheia de dor.

Advertisement

O que eu observei em meus amigos foram três tipos de medo em comum: o primeiro, não diferente do meu, foi o medo das pessoas, de ser oprimido; o segundo medo foi de lutar e se decepcionar por não conseguir realizar os sonhos ou realizar e não ser o suficiente; o terceiro, foi o medo de não ser feliz nas escolhas.

Todas essas pessoas demonstraram medo imaginário, o medo estava na mente delas. O que elas não conseguem ver é que esse medo pode ser banido de suas vidas e assim atingirem seus objetivos e serem felizes com isso. Elas projetaram o negativo em vez de projetarem o positivo e formularem em seus cérebros a força necessária para motivação pessoal. É aqui que entra a terceira pergunta do início deste artigo. Como usar o medo para alcançarmos nosso potencial de realização pessoal e profissional?

  • Entenda que ter medo é natural, principalmente ao tomar uma decisão importante na vida. Encare isso como beber um copo de água. E ter medo também é ter proteção. “Ao fim de uma vida preenchida pelo medo, o medo que mais apavora é a ausência de medo.” Zygmunt Bauman

  • Não recuar diante do medo, mas encarar ele de frente. “Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento.” Abraham Harold Maslow._

  • Preencha sua vida de esperança, acredite, vença suas vozes interiores negativas como: “Não vou conseguir”, “Minha vida é uma tristeza”, “Ninguém confia em meu potencial”, “Estudar vale realmente a pena?” e preencha sua mente de vozes positivas: “Eu vou conseguir, fulano conseguiu”, “Minha vida está em processo contínuo e aberto à felicidade”, “Eu confio em meu potencial, confiar em mim mesmo é melhor que depender da confiança do outro”.

    Advertisement
  • Aceite você, não precisamos ter medo do que as pessoas acham sobre nós. Todos somos diferentes e temos opiniões que se divergem da opinião do outro.

  • Você precisa sonhar e acreditar em sua capacidade de realizar algo mesmo que as pessoas ao seu redor não acreditem. Você é responsável pelo seu sucesso. Você conhece a história de Muhammad Yunus? Esse homem foi o único no país dele a acreditar que podia emprestar 27 dólares para os pobres de Bangladesh, sem medo de que não iria receber de volta. Todos os gerentes dos bancos recusaram acreditar nele e nessa ideia, mas ele superou e foi o criador do microcrédito que hoje ajuda tantas pessoas. Ele é um exemplo de que vencer o medo é possível.

O medo nos alerta de algo. Ser alertado significa que temos que agir e ter coragem porque a coragem não é a ausência do medo, mas a constatação de que há algo mais importante do que o medo, parafraseando Ambrose Redmoon. Esse “algo mais importante” é nossa vida, temos que conscientemente aumentar nossa dedicação a um aprendizado, principalmente coisas fundamentais como nosso próprio crescimento.

Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.