10 brincadeiras para fazer com os filhos em dias de chuva

Veja 10 sugestões criativas para se brincar com as crianças e unir ainda mais a família.

11,033 views   |   7 shares
  • A família deve ser o centro de nossas vidas. As crianças crescem e se desenvolvem com tamanha rapidez e como num piscar de olhos o tempo das brincadeiras de criança já passou. Um dos melhores momentos que os pais podem passar com os filhos é nos momentos de brincadeiras e carinho; brincar e rolar, soltar risadas de alegria e sentir o amor irradiar cada pedacinho da alma. Os filhos são herança do Senhor e por isso devemos cuidar com muita responsabilidade e proteção.

    E por que passar mais tempo brincando com seus filhos? Posso citar uma lista de boas justificativas:

    Para aproximar os filhos dos pais; passar menos tempo na rua; diminuir riscos de acidentes. Os pais podem utilizar momentos como esse para ensinar brincando. Fortalecer os laços familiares; interagir e perceber o aprendizado dos filhos; estar em sintonia com as necessidades dos filhos; ter mais dedicação; desenvolver o elo de amizade entre pais e filhos; diminuir os riscos de envolvimento com más influências; e ter o acompanhamento no desenvolvimento social, emocional e psicológico da criança.

    Existe uma lista de brincadeiras que podem ser feitas com os filhotes, em especial em dias de chuva, já que provavelmente o jardim vai estar cheio de lama e água. E para evitar acidentes o melhor é se armar de criatividade e brincadeiras, e se esbaldar dentro de casa mesmo. Você pode criar um espaço em casa para montar um cenário, usar alguns objetos ou confeccioná-los; pode também usar peças para decorar e aproximar o máximo possível da realidade e brincar.

  • 1. Navio em busca dos tesouros

    Você pode montar um cenário de navio, pode fazer o desenho de um navio em papelão, ou numa enorme caixa, se couber todo mundo; faça janelas, pintem o barco, coloque um lençol azul no chão para representar o mar, faça peixinhos de cartolina e espalhe. Pode fazer o leme de isopor, e criar a história de que vocês estão navegando em mares profundos e vão encontrar os tesouros escondidos, como beleza espiritual, amor, bondade, serviço ao próximo, etc...

  • 2. Castelo da princesa

    Faça um castelo, da maneira que puder, enfeite com flores, desenhos coloridos, compre um vestido longo, enfeitado e bonito com coroa e peça para sua filha usar; diga que agora que ela foi coroada como princesa, ela deve cuidar dos pobres e necessitados e peça para ela listar o que ela faria e aplique a ideia: visite alguém e faça caridade, sempre relembrando a ela que aquela atitude é digna de uma princesa.

  • 3. Floresta encantada

    Pode ser feito no jardim, se for coberto, ou na garagem de casa; se possuir plantas e animais, melhor! Faça pulseiras de capim e coloque em seus braços; criem uma história para salvar as plantas e os animais; fale da importância de economizar a água, para ela não acabar; fale que devemos tratar todos com amor e respeito, inclusive plantas e animais por serem parte da criação do Senhor e cada um deles tem sua importância para o planeta, as árvores e plantas nos dão oxigênio, os animais equilibram a cadeia alimentar.

  • 4. Chef de cozinha

    Brinque com seus filhos e ensine-os a gostar de cozinhar, você pode preparar com eles tanto comida de verdade como fazer fictícia, utilizando acessórios de brinquedos.

  • 5. Escolinha

    Você pode fazer uma miniaula em sua casa, reunir todos os bonecos e bonecas, como se fossem alunos e aproveitar essa ocasião para fazer seu filho estudar também, ou fazer as tarefas; pode deixar o ambiente bem criativo e também permitir que, em vez de você ser o professor, deixar seu filho ser. Peça para ele estudar um tema e ensinar a você e aos outros alunos (bonecos), assim além de estimulá-lo a estudar, ele vai trabalhar a comunicação social.

  • 6. Confeccionar presentes

    Em alguma ocasião especial ou quando alguém especial adoecer, poderão construir ou confeccionar um presente ou cartão e levar pessoalmente.

  • 7. Show de talentos

    Vocês podem fazer um palco, podem usar cortinas ou mesmo lençóis e preparar e ensaiar um show de teatro, música ou dança; preparar convites feitos à mão ou no computador e oferecer para vizinhos, familiares, e amigos da escola; preparar lanche, caprichar na maquiagem (se for representar bichos, árvores, etc.) e fazer a apresentação. Pode até conversar com a escola para estimular esse tipo de prática, pois ajuda no desenvolvimento criativo das crianças.

  • 8. Plantando e cultivando

    Vocês podem brincar que são jardineiros e precisam cuidar das plantas da casa, atuando, adubando, podando e cuidando delas para que fiquem saudáveis e decore a casa; assim a criança crescerá sabendo da importância de cuidar dos bens que possui, sendo organizada.

  • 9. Correntes de histórias

    Faça argolas coloridas de papel, reúnam-se em círculo e cada um conta uma história; e a cada história contada vai ligando as argolas, formando uma corrente. Isso pode ser feito para contar histórias que apresentem lições de vida e de boas práticas, como as das escrituras.

  • 10. Esconder peças

    Essa brincadeira estimula a percepção das crianças. Escondam objetos, espalhem dicas pela casa e quando encontrarem poderá haver pequenas recompensas, como chocolate, presentes, passeios. Você pode aproveitar essa brincadeira para fazer na páscoa e no Natal.

    Aproveite a infância de seus filhos para construir um elo de amor, segurança, e uma amizade sincera e eterna.

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.

Website: http://fernandaferrazmeuspassospelocaminho.blogspot.com.br

9 sinais de que você pode sofrer de doença mental e precisa de ajuda

Os problemas de saúde mental são mais frequentes no mundo novo, no entanto, eles são difíceis de detectar. Se você quiser saber mais sobre isso, leia este artigo.
Advertisement
Junte-se a milhõese fortaleça sua família todos os dias.
-------------------------- ou --------------------------
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.