10 coisas que especialistas aconselham que casais façam que você provavelmente não faz
O que falta ser feito em seu casamento? Especialistas aconselham aos casais que façam pelo menos as 10 coisas citadas no artigo. Confira se é o que falta na sua relação.
Stael Ferreira Pedrosa
Segundo especialistas, essas 10 coisas são essenciais para um casamento bem-sucedido. Se seu casamento está problemático, pode ser que vocês não estejam fazendo algumas (ou todas) as coisas abaixo.
1. Toquem-se
Abuse do toque afetuoso no seu casamento. Segundo especialistas, o toque afetuoso libera ocitocina, o hormônio do amor. Para a liberação o casal deve manter o abraço ou beijo entre 5 e 10 segundos. Por que não por mais tempo? Afinal, ocitocina aumenta o vínculo e o desejo de mais contato entre o casal.
Leia: 4 maneiras de redescobrir o toque sensual
2. Entendam as necessidades um do outro
Mulheres têm necessidade de falar e ser ouvidas. Isso não significa necessariamente que querem que seus maridos resolvam seus problemas. Basta ouvir e dar um ombro. Se a mulher quiser que o marido resolva determinado problema, ela lhe dirá. Já os maridos sentem necessidade de tempo para si. É a chamada “caverna”. É necessária a compreensão feminina de que esse afastamento não tem significado algum no relacionamento, é só uma reconexão consigo mesmo.
3. Atenção diária
Seja um telefonema, mensagem de texto, bilhete, um bombom, uma flor. O que importa não é o preço ou sofisticação, mas sim fazer o outro saber que você estava pensando nele. Intenção verdadeira é o que conta.
Leia: 5 coisas que seu marido precisa todos os dias
Leia: 5 coisas que sua esposa precisa todos os dias
4. Não parem de namorar
Continuem a sair juntos como antes do casamento. Continuem a se arrumar um para o outro. Reservem uma noite semanal para fazer algo juntos. Enfim, não deixem que o casamento termine com seu namoro.
5. Cuidem de si mesmos
Muitos casamentos se desfazem porque as pessoas desistem de si mesmas e não do parceiro. Param de se cuidar, tornam-se depressivos e o casamento sofre os efeitos de tal descuido. Se o casal continuar cuidando de si, envelhecendo com graça e saúde, a relação se fortalecerá mesmo com o passar dos anos.
6. Evitem a crítica e a culpa
Quando começamos a ver o que há de errado no outro, abrimos um abismo em nossas relações. Devemos olhar nossos cônjuges com os óculos da graça, levando em conta que todos erram e que criticar e culpar não ajuda em nada. Quando surgir a tentação de criticar o amor da sua vida, pare, respire fundo e pense em todas as boas coisas que você sempre viu nele. Então, expresse verbalmente toda a sua apreciação por seu cônjuge. Não esqueça de fazer o mesmo por si próprio.
Leia: 4 coisas que um casal nunca deve fazer numa briga
7. Conversar
Reservem um tempo todos os dias para conversarem. A vida pode ser muito corrida, pode ser estressante, mas encontramos tempo para nos alimentarmos e cuidarmos de nossa higiene. O nosso casamento não é tão importante (ou até mais) do que essas coisas? Por que não tirar pelo menos dez minutos todos os dias para sabermos como está nosso parceiro para a vida inteira? Isso pode ser feito quando forem para a cama juntos. (Sempre juntos).
8. Aceitação
Um velho ditado diz: “Mantenha os olhos bem abertos antes de se casar e meio fechados depois”. Isso significa não começar a procurar defeitos “que você não viu antes de casar” agora em seu parceiro. Ame-o e aceite-o como ele é. Não tente mudá-lo. A única pessoa que você pode mudar é a si mesmo.
9. Mantenham a chama acesa
Se vocês não fizerem isso, logo serão apenas companheiros de quarto. Reservem tempo para verdadeira intimidade. Segundo os especialistas, o sexo começa fora da cama. Não adianta tratar mal a esposa durante o dia e esperar que ela esteja pronta para intimidades à noite. Da mesma forma não espere que seu marido queira agradá-la quando ele se sente diminuído e pouco apreciado. Elogiem um ao outro, mostrem prazer de estar na companhia do outro e saiam juntos em aventuras. Isso dará um novo brilho à sua intimidade.
Leia: 6 segredos de casais felizes para manter a chama acesa no casamento
10. Olhe para si mesmo
O comportamento de seu cônjuge pode estar refletindo o seu. Se há algo que o irrita ou chateia no comportamento do seu par, o problema pode estar em você. Identificar em si aquilo que o incomoda no outro pode ser o caminho do entendimento e da boa convivência. Quando você assumir a responsabilidade por sua parte no casamento, só então você será capaz de se conectar com o seu parceiro de uma forma madura, íntima.