10 coisas que toda mulher deveria saber sobre o divórcio

Mulheres que estão passando por um divórcio ou que conhecem alguém nessa situação. COMPARTILHEM este artigo URGENTE!

Erika Strassburger

Você está vendo seu casamento ruir e não sabe o que lhe espera pela frente? Saiba que você, inevitavelmente, passará por momentos bem difíceis, alguns deles necessários. Porém, depois de passada a tempestade, o sol despontará com todo o seu brilho e você enxergará que o que precisa fazer para voltar a ser feliz está logo ali, ao seu alcance.

Entenda o que acontecerá:

1. Você vai sofrer por algum tempo

Você vai ter uma sensação de vazio. Vai ter crises de choro frequentes. Vai se vitimizar por um bom tempo, caso o divórcio tenha ocorrido por conta de coisas que ele fez.

Chore, sofra, extravase seus sentimentos. Esse período é chamado por especialistas de luto. Viva esse luto, só assim você conseguirá prosseguir na sua recuperação.

2. Seus filhos vão perguntar pelo pai todos os dias, durante muito tempo

Em minha opinião, essa é a pior parte. As crianças sentirão muito a separação. Elas vão questionar, vão chorar, poderão ficar bastante abaladas. Por isso, fique atenta ao seu comportamento em casa, na escola, com os amigos. Se você notar mudanças significativas, procure ajuda psicológica. O ideal seria buscar ajuda de um psicólogo de qualquer maneira, tanto para elas, quanto para você.

Advertisement

3. Você vai ficar chocada quando vir seu ex-marido com outra mulher

Não importa quanto tempo tenha passado depois da separação, vai ser um choque para você vê-lo pela primeira vez na companhia de outra mulher. Você ainda se sentirá mal durante algum tempo, mas acabará se acostumando.

O importante é não ficar vasculhando a vida dele, seja visitando seu perfil nas redes sociais ou buscando notícias sobre os dois. Deixe-os para lá, para seu próprio bem. Concentre-se sem si mesma e nos seus filhos.

4. Você se “divorciará” também da família dele

Caso vocês não tenham filhos, isso provavelmente acontecerá. No início o contato até poderá ser frequente, principalmente se partiu dele o desejo de terminar o casamento. Em pouco tempo, no entanto, os contatos vão sendo menos frequentes até praticamente acabarem.

5. Você nunca vai amar tanto ser abraçada por seus filhos, como neste período

Eles virão até você para lhe abraçar quando a virem chorar ou com um olhar triste. Aproveite esse momento. Abrace-os muito. Assim como um beijinho de mãe cura o “dodói” de um filho, abraços de um filho ajudam demais na recuperação de uma mãe triste.

6. Você precisará buscar sua independência financeira

A não ser que não haja outro jeito, evite depender dele financeiramente. Busque sua liberdade financeira o quanto antes. Uma das piores coisas é ter que depender de ex-marido para sobreviver. Se tiverem filhos, ele tem responsabilidade de pagar pensão. Não abra mão do direito dos seus filhos. Mas não dê abertura para que ele se intrometa na sua vida financeira.

Advertisement

Leia Dicas de ouro para mães que precisam trabalhar: 30 profissões que permitem uma jornada de trabalho reduzida.

7. Você vai se recuperar

Você pode estar pensando que não conseguirá superar essa dor. Saiba que, gradualmente, isso acontecerá. Tudo depende do quanto você estiver empenhada em dar a volta por cima. O segredo é procurar reconhecer o que acontece de bom na sua vida. É encontrar alegria nas coisas simples. Lembre-se, sua felicidade depende somente de você mesma.

8. Você vai superar o distanciamento das amigas casadas

Naturalmente você vai acabar se distanciando delas e elas de você, principalmente se vocês faziam atividades em casais. Vai ser muito difícil para você frequentar um ambiente que lhe traz recordações, ou onde o assunto gira em torno dos maridos, viagens em família, e outras coisas que sua atual condição não lhe permite mais fazer.

9. Você vai ter mais tempo para cuidar de si mesma

Parte daquele tempo que você dedicava ao ex-marido sobrará para dedicar a si mesma. Caso ele se comprometa a passar um tempo semanal com as crianças, você também terá esse tempo para você.

Claro, se voltar a trabalhar, não sobrará tanto tempo. Ainda assim, haverá aqueles momentos em que você estaria passando as camisas ou fazendo qualquer outra coisa para ele ou na companhia dele.

Advertisement

Use esse tempo para fazer um curso, fazer caminhadas, frequentar a academia, ler um livro ou para outra coisa que sinta vontade de fazer. É uma nova etapa que renovará seus ânimos.

10. Você se sentirá mais forte do que nunca

Superar uma dor intensa como a da separação torna-nos mais resistentes a outras dores. Passando essa fase, você vai se sentir uma fortaleza.

Se for religiosa, você deve saber que buscar a ajuda de Deus por meio da oração, da frequência à igreja, do estudo das escrituras sagradas será fundamental. Não perca a oportunidade de, também, se aconselhar com seu líder eclesiástico.

Religiosa ou não, se você sentir que não está progredindo, não demore a buscar ajuda profissional. A terapia lhe fará muito bem.

Meu último conselho: não tente superar a solidão se envolvendo, pouco tempo após a separação, com outro homem. Dois anos, na minha opinião, é um bom prazo. Antes disso, você poderá magoar a si mesma e o outro.

Advertisement

Como eu já disse, a felicidade de uma pessoa depende de si mesma. Por isso, ocupe seu tempo fazendo coisas edificantes, preencha seu coração com bons sentimentos e sua mente com bons pensamentos. Somente assim você será feliz, além de uma pessoa positiva e agradável, digna de atrair um bom homem para sua vida.

Leia 10 etapas para uma mulher dar a volta por cima depois de um divórcio.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.