10 dicas para começar bem o casamento
Importante refletir sobre a organização da vida a dois, a fim de que os possíveis conflitos sejam trabalhados desde o início da relação.
Suely Buriasco
Os preparativos para a cerimônia, bem como montar a casa e organizar tantos detalhes ocupam muito o tempo dos nubentes. Entretanto, existe um planejamento muito importante que muitas vezes passa despercebido: a organização da vida a dois. Para os mais precavidos seguem algumas dicas:
1- Definindo a vida prática
Morar juntos opera uma grande transformação na rotina de cada um, para que isso não se transforme numa experiência traumática, melhor acordarem a rotina a dois de antemão.
2- Sem grandes expectativas
Claro que vocês estão casando esperando o melhor, mas é preciso ter em mente que casamento é um projeto a ser executado a dois. Assim evitem criar expectativas baseadas nas atitudes do outro e foquem na relação que vocês estão construindo juntos.
3- Planejando as finanças
Para evitar conflitos muito comuns na vida a dois, definam matematicamente o funcionamento financeiro do novo lar. Quem paga o que e como, são questões fundamentais que não podem ser adiadas, afinal é importante que nenhum de vocês se sinta sobrecarregado.
4- Estabelecendo o diálogo
O desenvolvimento do diálogo deve acontecer desde o início a fim de que vocês acostumem a falar sobre todos os assuntos e ouvir o outro com atenção. Não deixem assuntos pendentes; falem com clareza e escutem com atenção um ao outro.
5- Conversando sobre as diferenças
Claro que vocês conhecem particularidades de cada um, o que inclui defeitos e qualidades, mesmo assim na vida íntima um acabará surpreendendo o outro. Então, diante das diferenças de opinião, gosto e até manias o melhor é sempre conversar.
6- Dividindo as tarefas
No começo pode ser tolerável, mas com o tempo acabará virando motivo de grande irritação e brigas constantes. Estabeleçam divisões justas de tarefas domésticas e as executem com alegria.
7- Tomando atenção à rotina
Estabelecer rotinas é saudável desde que corresponda à vontade dos dois e que não se estenda por muito tempo. Procurem criar situações inusitadas que alegrem e motivem os dois a viverem momentos de magia. Surpresinhas inusitadas podem render bons momentos juntos.
8- Sendo atenciosos um com o outro
Com o passar do tempo é natural que cada um retome os próprios afazeres; mas tomem cuidado para não deixar que o outro se sinta ignorado. No artigo: “O Amor é atencioso” no site “Pacall Treinamentos e Consultoria” temos: “O amor requer atenção dos dois lados, a gentileza que constrói pontes através da construtiva combinação de paciência, gentileza e abnegação“.
9- Respeitando a individualidade
É importante que os cônjuges respeitem a individualidade, um do outro, e jamais confundam casamento com fusão de personalidade. Ninguém é feliz se sentindo tolhido; assim desenvolvam a autoconfiança e admirem a liberdade de cada um.
10- Manifestando o sentimento que os uniu
O amor precisa ser motivado, incentivado e demonstrado diariamente. O mesmo artigo citado acima esclarece que: “O amor ensina como estar centrado, a respeitar e apreciar seu companheiro como nenhuma outra coisa“. Não permitam que o outro duvide de seus sentimentos; manifestem seu amor.
Fala-se muito das dificuldades da vida a dois, mas elas só são reais pelo despreparo com que a maioria dos nubentes inicia uma relação. Mas o fato é que é possível construir, desde o início, um casamento feliz e harmonioso.