10 pequenas coisas que tornam o seu relacionamento superforte

Alguns lembretes podem ajudar você na construção de um relacionamento saudável e feliz; transforme-os em comportamentos.

Suely Buriasco

Nessa matéria o pesquisador John Gottman garante que nos relacionamentos duradouros e felizes dois comportamentos dos cônjuges são elementares: bondade e generosidade. Em resumo o que o estudo diz é que se você quer ter um casamento estável e saudável exerça a bondade e seja gentil constantemente com o seu cônjuge. Isso significa ser amigável, generoso e atencioso sempre.

A questão é que existem momentos que não é fácil ser cortês, principalmente quando os cônjuges passam por crises, mas é exatamente nesse período que mais precisam exercitar a bondade.

Seguem alguns lembretes que vão ajudar você a desenvolver esse comportamento:

1- Motive a pessoa que você ama

Incentive seu parceiro mostrando o quanto você o admira, jamais menospreze qualquer atitude dele, ao contrário, motive-o para que ele se sinta sempre capaz de ser e fazer melhor.

Leia: 4 pequenos e simples gestos que demonstram seu amor

Advertisement

2- Respeite a opinião de seu parceiro

As coisas não precisam e nem devem ser sempre do seu jeito, aprenda a ouvir e considerar o que seu parceiro diz. Lembre-se que um relacionamento amoroso é construído a dois e você se surpreenderá com os resultados.

3- Divirta-se com ele(a)

O bom humor é fundamental para a saúde do casamento, então ria com ele(a) o máximo possível, brinquem e usufruam da alegria juntos.

4- Demonstre interesse

Pergunte se seu parceiro(a) precisa de algo quando você vai ao supermercado, farmácia ou qualquer outro lugar do tipo, mostre interesse pelas necessidades dele(a). Tenha prazer em ser útil e gentil.

5- Pense antes de falar

Quando falamos de ímpeto, principalmente nos momentos de crise, quase sempre nos arrependemos depois, assim acostume-se a avaliar melhor a sua palavra e não a use para destruir ou ferir.

6- Receba bem o seu amor

Ser recebido com um sorriso acolhedor é um balsamo que inunda de paz a alma, por isso, esqueça todos os problemas e demonstre o quanto você está feliz com a chegada dele(a).

Advertisement

7- Seja parceiro(a)

Parceria é muito mais do que estar junto, comprometa-se realmente com a pessoa que você ama. Preste seu apoio nos momentos difíceis, compreenda as suas imperfeições e esteja realmente junto com ele(a) em todos os momentos.

Leia:

8- Peça desculpas e desculpe também

Claro que em algum momento um e outro vão errar e se magoar, se for você que estiver em falta peça desculpas e busque se redimir, se for ele(a) desculpe o quanto antes.

9- Assuma a responsabilidade

Não se faça de desentendido(a), você é responsável por suas palavras e ações, portanto, não fuja disso. Frases do tipo: “Não foi bem assim” ou “Não foi isso que eu quis dizer” só pioram as coisas e irritam o outro.

10- Elogie continuamente

Valorize seu parceiro(a) reconhecendo e demonstrando toda a importância que ele(a) têm na sua vida. Elogie em público e em particular estimulando o que há de melhor nele(a).

Advertisement

Seguindo esses simples lembretes a chance de seu relacionamento se tornar cada vez mais especial e feliz aumenta muito e, pensando bem, desenvolver a bondade e a generosidade em favor de quem se ama não é tão difícil assim, não é mesmo?

Vale pensar!

Leia também: 7 características comuns nos casamentos felizes

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.