10 segredos cientificamente comprovados dos casais de sucesso
Observe as atitudes que, comprovadamente, fazem um casamento de sucesso e construa uma relação feliz junto com o seu cônjuge.
Suely Buriasco
Muitos casais se sentem realizados e isso é muito fácil de perceber pela alegria dos cônjuges e a maneira carinhosa que se tratam. Vejo muitos outros se perguntarem por que não conseguem o mesmo, o que acontece de diferente com eles? A boa notícia é: qualquer casal pode construir um relacionamento assim a partir da observação e da determinação.
Podemos enumerar algumas razões analisadas e confirmadas por especialistas em relação aos casais bem-sucedidos:
1- Eles têm prazer na convivência
Casais de sucesso gostam de estar juntos e cultivam com alegria os momentos em comum. Eles, simplesmente, desfrutam o máximo um do outro e do tempo juntos. De acordo com especialistas, os casamentos felizes e duradouros estão baseados em profunda amizade.
2- São habilidosos
Entendem que são diferentes e valorizam essa individualidade, tratando-se com respeito e determinação. Pesquisadores da Universidade de Berkeley na California constataram que casais conectados trocam o “eu” pelo “nós” e, vivendo no plural, se estressam menos e resolvem mais facilmente os seus conflitos.
3- Dão e oferecem perdão
Muitos estudos comprovam que perdoar faz bem para a própria saúde e a do relacionamento. Casais bem-sucedidos buscam entender melhor o cônjuge e, dessa forma, chegam mais facilmente ao perdão.
4- Comprometem-se um com o outro
Casais bem-sucedidos cumprem o que prometem e se empenham por manter-se unidos. Assim, com o passar do tempo, o casamento tende a ser mais harmonioso e feliz. Estão juntos “na alegria e na tristeza; na saúde e na doença”; apoiando-se mutuamente.
5- Desenvolvem empatia
A empatia é, comprovadamente, um meio seguro e eficaz de construir bons relacionamentos. Quando você consegue sentir com o outro, você entende o universo dele e consegue estabelecer laços que fazem com que a relação se torne saudável e gentil. Segundo o pesquisador John Gottman, Ph.D, os casais felizes têm relações “caracterizadas pelo respeito, carinho e empatia, e prestam muita atenção ao que está acontecendo na vida um do outro.”
6- Crescem juntos
Cônjuges realizados incentivam e apoiam a realização de seus parceiros. São solidários e se envolvem em atividades edificantes que promovam o crescimento de ambos em variadas áreas de ação. Conforme escreveu a terapeuta de casais Lígia Oliveira: “Crescer no casamento necessita do aprendizado voltado ao investimento do olhar mútuo, sem perder de vista a vontade de seguir e ousar“. O resultado final dessa parceria é um maior envolvimento emocional e afetivo entre os cônjuges.
7- São eternos namorados
Os pesquisadores Matthew Boggs e Jason Miller detectaram como elemento comum nos casamentos felizes a presença e renovação do romance. Esses casais preservam o namoro e cultivam momentos de paixão, planejando noites e passeios românticos.
8- Cultivam o bom humor
Quando os cônjuges buscam agradar um ao outro, a relação flui bem-humorada e feliz. Casais de sucesso também enfrentam dificuldades, entram em desacordo e passam por crises, a diferença é que lidam com tudo isso de forma bem-humorada e confiante.
9- São altruístas
Boggs e Miller também descobriram que os “mestres de casamento” têm um alto nível de altruísmo, preferindo sempre dar a receber. Quando o cônjuge quer beneficiar mais o outro que a si mesmo e isso é recíproco, a felicidade conjugal é consequência.
10- Compartilham valores
O poeta Robert Browning descreveu de forma muito clara o segredo para casais bem-sucedidos: “O sucesso no casamento é mais do que encontrar a pessoa certa: é ser a pessoa certa”. Cônjuges que se dedicam a fazer a sua parte constroem casamentos duráveis e felizes.
Sintetizando, de forma simples e muito clara, o filósofo Paul Tillich observou: “Qualquer relacionamento profundo com outro ser humano requer vigilância e nutrição”. Com o empenho de cada cônjuge qualquer casamento pode ser um sucesso.