10 segredos para um casamento mais produtivo e significativo

Dez dicas que não são tão segredos assim para que vocês compartilhem cada vez mais e sejam um casal mais feliz.

Fernanda Ferrari Trida

Ao nos casarmos, estávamos certos de que viveríamos uma eterna lua de mel. Acreditávamos que o amor era tudo o que precisávamos e que não haveria discussões, divergências ou necessidade de adaptação. Hoje, depois de alguns anos de casada, amo meu marido ainda mais, ouço com mais atenção o que ele tem a dizer e meu coração bate ainda mais forte sempre que ele chega.

Tudo isso é resultado do amadurecimento de ambos como indivíduos e como casal que deseja se manter unido e quer um lar harmônico para criar os filhos. Se seu objetivo é esse também, saiba que crises e brigas fazem parte do crescimento. Afinal, cada um traz para o relacionamento toda a bagagem de sua vida pregressa.

1. Impulsione o outro rumo às conquistas que ele deseja

Cada um de nós tem uma meta na vida. Atingir esse objetivo com a ajuda e a compreensão do cônjuge dá um sabor mais doce ao sucesso. Porém, podar as vontades de nosso marido ou esposa é sufocar a pessoa e impedi-la de se realizar. O apoio é a chave de um casamento feliz.

2. Aprenda a pensar em você primeiro

Não, isso não é egoísmo. Pensar em si mesmo e fazer o que lhe dá prazer não devem ser motivos de culpa. Quanto mais nos realizarmos, mais teremos para doar ao nosso cônjuge e à nossa família. Ame a si mesmo para ser capaz de amar o outro na mesma intensidade.

3. Sejam dois e sejam um ao mesmo tempo

Esse equilíbrio só ocorre quando ambos concluem que compartilhar os objetivos de cada um é benéfico para os dois. Construir uma relação sólida é como erguer uma casa com cômodos nos quais se faz possível a solidão, quando esta é necessária, e outros onde o casal pode interagir sempre que precisar.

Advertisement

4. Desfrutar da relação depende mais de uma atitude mental que de um conjunto de circunstâncias

Não fique esperando o momento certo para melhorar seu casamento, pois ele pode nunca chegar. Comece já e o primeiro passo para isso é se entregar sem ressalvas ao cônjuge. Mergulhar de cabeça no relacionamento é se despir de medo e da insegurança pessoal. Vocês são iguais. Ninguém é mais ou menos, melhor ou pior que o outro e ambos estão unidos com o intuito de serem felizes juntos.

5. Não tome nada por presumido. Converse

Se tem algo que o incomoda em seu cônjuge, fale. Se há alguma coisa que não lhe agrada em suas atitudes, converse. Não dê indiretas (nós mulheres somos experts nisso, mas os homens só nos entendem quando falamos o que queremos com todas as letras), pois a compreensão de um pode ser diferente da do outro.

6. Expresse seus sentimentos pelo outro

Não adianta nos lamentarmos pelas atitudes do outro, que nos deixam tristes ou magoados. Ninguém é responsável por nossa felicidade a não ser nós mesmos. Mas o outro pode nos fazer mais felizes ainda, quando expressa seus sentimentos por nós. Por mais que saibamos que o casamento é uma grande prova de amor, precisamos de reafirmação o tempo todo.

7. Respeite o outro como ele é

Não ache que você vai conseguir mudar seu cônjuge. Isso não existe. Essa tentativa só mostra a ele que você não o ama de verdade, pois seus defeitos superam suas qualidades. Essa é a receita certa para a frustração. Por mais que você não concorde com seu jeito de agir em determinados momentos, respeite.

8. Utilize os momentos de crise para crescer

Dois caminhos opostos podem ser escolhidos após uma briga ou discussão: o do aprendizado e o do afastamento. Quando um dos cônjuges se mostra irredutível nas suas ideias e crenças, fica cego para os sentimentos e pensamentos do outro e acaba por escolher o caminho errado. Mas se ambos são suficientemente maduros para utilizar as divergências como ferramenta para o aprendizado, crescerão como casal.

Advertisement

9. Perdoe

O poder do perdão é grandioso. Perdoe se seu cônjuge não está tão feliz quanto você está hoje. Perdoe se ele trabalha mais do que você gostaria. Perdoe se ele não consegue realizar as tarefas da forma que você quer. Enfim, perdoe se você o ama.

10. Seja otimista e bem-humorado

O sorriso é a melhor arma contra os reveses da vida. Se tomarmos esses fatos como motivo de melhoria pessoal, se deixarmos o pessimismo de lado e mantivermos um sorriso estampado no rosto, viver se torna mais fácil e compartilhar, mais natural.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferrari Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.