10 sinais de que seu marido pode estar mentindo para você
Sabe aquela história mal contada? Ou aquela desculpa esfarrapada? Identifique alguns sinais para lhe auxiliar a flagrar uma mentira.
Cibele Carvalho
Existem mentiras e mentiras, ou seja, aquelas frases inocentes que todos nós usamos em algumas ocasiões, tais como: “essa roupa ficou bem” quando na verdade não está tão bem assim, ou então declaramos que “está tudo bem, não se preocupe”, quando podemos estar cheios de problemas.
Porém, algumas mentiras podem ser um gatilho para ações inadequadas vindas de nossos parceiros, por esse motivo precisamos estar atentas e alertas sempre.
Podemos descobrir quase que 90% das vezes que nossos maridos possam estar mentindo a nós mulheres, basta uma pausa e muita atenção para a comunicação não-verbal que exercem ao contar-nos algo ou dizer algo.
Aprenda a ser uma detetive de meias verdades ou mentiras completas seguindo esses passos:
Obs.: Essas dicas foram tiradas de um site do FBI.
1. Crie uma base de referência
Converse assuntos comuns com seu marido, temas que estejam acostumados a discutir rotineiramente, observe suas respostas se são as mesmas de sempre ou há alguma alteração nas frases e pausas muito longas. Use a técnica do rapportpara iniciar esse diálogo, ou seja, permita que haja uma interação simples onde a pessoa se sinta à vontade para falar.
2. Repita a mesma pergunta ou mesma história
Peça para que seu querido marido repita a mesma resposta pelo menos 3 vezes, ou então que conte a mesma história outra vez. Mas seja inteligente, não peça as respostas todas de uma vez só, alterne em um intervalo de tempo entre a primeira resposta e as outras.
Leia: Como construir um casamento à prova de traições
3. Atente-se para as alterações de humor
Se na conversa que está tendo com a pessoa, por motivo desconhecido a mesma passa a ter um mau humor desnecessário ou então fingir uma alegria instantânea, pode passar a desconfiar de algo.
A irritação e a impaciência normalmente são os sintomas de comportamento de humor que mais se alteram nas pessoas que estão mentindo.
4. Observe a linguagem corporal
O especialista em linguagem corporal, Ricardo Ventura, afirma que “Ao contar uma mentira as pessoas inconscientemente projetam uma postura defensiva, como coçar o rosto ou o nariz, cruzar as pernas ou os braços”.
Porém, precisam ser analisados um conjunto de comportamentos, não apenas a linguagem corporal que pode representar apenas desconforto ou incômodo com determinado tipo de assunto ou conversa.
5. Decifre as expressões faciais
Nosso rosto diz muito a respeito dos nossos pensamentos e sentimentos, normalmente não conseguimos fingir que estamos tristes, com medo ou alegres com algo que acontece.
Algumas expressões faciais também são muito comuns na mentira, entre elas: sorrisos forçados, não contrair os músculos, mexer somente a boca, sobrancelhas levantadas, entre outros.
6. Perceba a forma de olhar
Normalmente o mentiroso desvia o olhar na hora que está mentindo, e logo em seguida passa a olhar fixamente para a pessoa ou algum ponto, com o intuito de não ser percebido.
Entretanto, Ricardo Ventura alerta que, alguns mentirosos perigosos são capazes de olhar fixamente para você e mentir.
7. Aproxime-se fisicamente da pessoa
Tente abraçar ou beijar seu marido e perceba se há alguma resistência em ser agradado, normalmente há certo desvio de atenção física quando se está mentindo.
Quanto mais próxima da pessoa você conseguir ficar, mais facilidade terá para descobrir se a história é verdadeira ou não.
8. Calor ou frio de repente
Conhece aquele ditado que afirma que se a pessoa ficou vermelha pode estar mentindo, pois acredite é verídico. Em geral o desconforto trazido pelo organismo da pessoa que tenta disfarçar algo pode gerar aumento ou diminuição repentina da temperatura corporal, então aparece o rosto vermelho ou os pés e mãos gelados e suados.
9. Muitas coceiras repentinas
Coçar a cabeça ou alguma parte do corpo pode ser também outro sinal de desconforto quanto ao assunto tratado.
10. Pausas curtas ou longas
Se de repente o assunto que estava fluindo normalmente começar a se iniciar com pausas curtas seguidas de expressões como né ou ah, podem ser um sinal de alerta ou, claro, também simplesmente falta de memória e esquecimento.
O mais importante é não ficarmos cismando com “chifres em cabeça de cavalo”, ficar procurando falhas, mentiras onde podem apenas ser falhas de personalidade, de memória ou estresse. Cuidado para não julgar antes de ter certeza.
Analise mais de um sinal de comportamento em conjunto não apenas um único e exclusivo para já achar que está sendo enganada.
Leia: 10 sinais físicos que um homem dá quando mente