4 dicas essenciais para demonstrar mais apoio ao cônjuge
Olhe para seu cônjuge como ele é, independente de como você for, mas sabendo o que precisa fazer se deseja que ele faça o mesmo por você.
Beth Proenca Bonilha
Quem não quer deitar à noite e ter ao seu lado a pessoa que ama e sabe que pode contar? Ou acordar pela manhã, e a primeira visão que se tem é justamente essa pessoa ainda ao seu lado, independente se você se enrolou toda no cobertor ou se ocupou o maior espaço da cama, ou roncou a noite toda? E ainda olha para você toda descabelada, com mau hálito e sorri dizendo: “Bom dia, meu amor!”?
Claro que todos desejam ter a sua cara metade, seu cúmplice, seu amante e amigo, seu protetor! Nascemos para viver aos pares e não sozinhos.
Mas, é bom saber que a pessoa que você espera que represente tudo isso para você, também deseja uma pessoa como a descrita acima, e essa pessoa é você!
O que você tem feito para ser a segurança de seu cônjuge?
A vida é uma via de mão dupla, existe uma lei que rege toda ação causando uma reação.
Portanto, se você deseja que seu cônjuge seja o que você espera para sua vida, seja você o que ele espera para a vida dele.
Para validar o apoio em um relacionamento é preciso
-
Desejar.
-
Respeitar.
-
Confiar.
-
Valorizar.
Acima estão quatro verbos de ação, e são essas ações que irão alimentar o casamento, fortalecendo a união que a paixão atraiu e fazendo com que o amor se estabeleça definitivamente, dando força e estabilidade a ambos.
Quando colocamos dessa forma, como verbos de ação, vamos perceber que tudo começa com o “Eu” e em seguida o “Tu”:
Eu desejo. / Tu desejas.
Eu respeito. / Tu respeitas.
Eu confio. / Tu confias.
Eu valorizo. / Tu valorizas.
Percebe como essas duas primeiras pessoas se completam na conjugação desses verbos?
É preciso lembrar que
se eu desejo algo, meu cônjuge também tem seus desejos; se eu respeitar os desejos dele, ele respeitará os meus; se eu confiar nele, ele confiará em mim; se eu o valorizar, ele me valorizará.
Na sequência vem à pessoa “Ele”, ressaltando a importância da individualidade na união, essa pessoa representa tanto um como o outro. Apesar do casamento, da cumplicidade, somos seres distintos, o “Ele” existe em cada um de nós. Por isso, em alguns momentos da vida a dois, vamos precisar recuar e olhar desta forma:
Ele deseja.
Ele respeita.
Ele confia.
Ele valoriza.
E só após conseguir ver dessa forma é que vem o “Nós”. A verdadeira união, a plenitude, o amor que transcende a qualquer coisa, seja ela boa ou má, duradoura ou não.
Olha que lindo conjugar os quatro verbos nesta pessoa
Nós desejamos.
Nós respeitamos.
Nós confiamos.
Nós valorizamos.
Concluímos que não são somente esses os quatro verbos de ação necessários para demonstrar apoio ao cônjuge, existem tantos outros como: amar, colaborar, agradar, entre outros.
Mas o segredo nisso tudo está em saber que sempre deverá começar por mim (EU), que é indispensável que exista a individualidade (ELE) para que culmine em cumplicidade (Nós).
Olhe para seu cônjuge como ele é, independente de como você for, mas sabendo o que precisa fazer se deseja que ele faça o mesmo por você também.