4 verdades que você precisa saber antes de se casar

Este artigo foi preparado para você que está de casamento marcado e quer construir uma vida a dois plena e segura.

Suely Buriasco

Quando você decide se casar pode acreditar que sabe tudo sobre a pessoa que elegeu e como será viver com ela. Mas a vida de casados, não raras vezes, surpreende até mesmo as pessoas que se preparam muito para ela e acaba apresentando decepções e também alegrias inesperadas.

Leia: Será que ele é o cara certo?

Listei algumas coisas que você precisa saber sobre a vida a dois que talvez não tenha ouvido ainda:

1- Pequenas irritações são altamente destrutivas

Você já ouviu falar em brigas e grandes indisposições no casamento, mas, acredite, o que parece inofensivo pode ter maior poder destrutivo e precisa ser combatido rapidamente. Contínuas irritações provocadas por pequenas ações do cônjuge são verdadeiro veneno, muito cuidado. Assim, no momento em que algo nas ações do cônjuge incomodarem você preste atenção no que pode ser feito:

  • Faça a distinção entre estar irritado(a) com o cônjuge ou com uma determinada ação dele. Isso já evita muitos conflitos.

    Advertisement
  • Avalie se realmente o que ele faz é irritante ou se você está transferindo um mal-estar seu para a situação. Ou seja, você tem outras preocupações e transfere essa angústia para o cônjuge. Isso é mais comum do que se imagina.

  • Se realmente são as ações de seu cônjuge que incomodam você, então converse amigavelmente com ele sobre seus sentimentos em relação a isso. Não permita que pequenas coisas cresçam e minem a sua relação.

2- Você também se casará com a família dele(a)

Não se engane, família é muito importante e quanto melhor você lidar com essa questão, melhor para o seu casamento e consequentemente, melhor para você. Começar uma vida acreditando que pode excluir seu cônjuge de seus familiares é buscar uma desilusão e vamos falar claramente? É uma grande injustiça. Bons relacionamentos com os sogros e familiares do cônjuge exigem muita negociação, tolerância e respeito. Não subestime o papel da família de origem de cada um na forma como você e seu cônjuge conduzirão o relacionamento de vocês. É muito comum os noivos prometerem fazer um casamento diferente do dos pais e serem surpreendidos com ações muito parecidas, portanto toda atenção se faz necessária.

3- Malabarismos serão mais necessários do que você pensa

Relacionamentos sadios exigem muita estratégia, desenvolvimento da inteligência emocional e grande empenho. Você precisará desenvolver empatia para não se envolver em atritos desnecessários, frutos da incompreensão da maneira do outro ser e se expressar. Jogo de cintura? Nem imagina o quanto. Para que “bater de frente” se você pode criar mecanismos pacíficos de falar e organizar a vida a dois? Isso é essencial e faz toda a diferença nos relacionamentos sadios.

Leia: 7 características comuns nos casamentos felizes

Advertisement

4- Você será mais feliz do que imagina

Ouve-se muito falar nas dificuldades do casamento, mas a verdade é que quando os cônjuges constroem um bom relacionamento a vida tem um encanto inenarrável. É muito bom viver com a pessoa amada, enfrentar e vencer com ela todos os desafios que surgem. Se você colocar o lado bom do seu cônjuge e casamento em destaque, facilmente entenderá que vale a pena superar as dificuldades e viver em paz com o seu amor.

Leia também: É impossível ter um casamento sem crises. Mito ou verdade?

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.