5 formas de fazer seu cônjuge querer ficar para sempre
Se beleza e dinheiro garantem a felicidade no casamento, por que casais lindos e ricos se separam? O que faz alguém querer ficar com o outro para sempre? Aqui a resposta para estas questões.
Stael Ferreira Pedrosa
No mundo das celebridades parece que a maioria dos casamentos é efêmera. Há tanto luxo, glamour e beleza então por que beldades se separam? Ou ainda, por que mulheres lindíssimas como Siena Miller ou Demi Moore são traídas? Beleza, o trabalho comum e a falta de problemas financeiros deveriam manter o casamento em paz para sempre, não é? Ou não?
O que faz uma relação terminar?
Embora uma aparência bem cuidada, paz financeira, interesses em comum e amor sejam importantes para manter um casamento, não são razões suficientes. Psicólogos dizem que alguns outros motivos mais sutis favorecem o término de uma relação. Os principais seriam:
-
Falta de autoestima – dependência
-
Falta de confiança
-
Excesso de ciúmes
Advertisement -
Sentimentos de posse
-
Falta de diálogo
-
Falta de atenção e tempo juntos
-
Falta de lealdade
Como se pode ver é o comportamento no dia a dia que faz a diferença.
O que alimenta uma relação e faz o outro querer ficar para sempre?
Sabemos que o amor é importante para manter um casamento. Devemos nutrir esse amor com atitudes e palavras. O pensamento mais danoso para o casamento é “se não der certo eu me separo”. Quem entra no casamento com essa direção certamente terminará num processo de divórcio.
Não existem fórmulas secretas, mas aqui estão 5 atitudes que podem ajudar você a manter seu cônjuge perto de si para sempre.
1. Amar
Amor pelo cônjuge e amor-próprio – Ninguém quer ficar num casamento sem amor e nem com alguém que não se gosta ou não se dá valor. A pessoa sem autoestima busca compensar essa carência de amor próprio no outro gerando dependência, cobranças, exigências e desconfiança. Parece que nada está bom para ela, nunca. Ninguém vai ficar para sempre com uma pessoa assim.
Cuide de seu cônjuge, mas também de si mesmo, dos seus sentimentos, do seu corpo, da sua saúde e preocupe-se com seu bem-estar. Isso não é ser egoísta, é querer dar ao outro o melhor de si. Evite a crítica a si mesmo e aos outros. Permita-se errar e dê esse benefício ao seu cônjuge.
2. Ter confiança
O ciúme é uma reação que pode ser considerada normal se não for exagerado ou injustificado. Geralmente ocorre por sentimento de posse e falta de autoconfiança. Devemos dar ao nosso cônjuge espaço para ser quem ele realmente é. Se ele gosta de fazer amigos, de ir a festas ou clubes, acompanhe-o ou dê-lhe um voto de confiança. Se sua esposa quer estudar, desenvolver seus próprios talentos e habilidades, apoie. Quando seu marido quiser sair um pouco com os rapazes, não faça uma cena. Afinal o seu parceiro não foi obrigado a casar-se com você, se ele o fez, é porque há amor. Confie neste amor.
Confie em si mesmo e no seu cônjuge. Tanto a falta de autoconfiança quanto de confiança no outro são danosas ao relacionamento.
3. Ser confiável
É uma via de mão dupla, confiar e ser confiável. Isto implica em não ter relacionamentos muito próximos com pessoas do sexo oposto, inclusive não ficar a sós e nem fazer confidências. Se atravessar um problema e precisar desabafar, fale com um terapeuta ou um líder religioso. Não faça comparações com um ex e não falem a outros sobre a intimidade do casal. Se seu marido lhe conta algo pessoal, não conte para as amigas. Se sua esposa atravessa um problema, não conte para sua mãe. Se houve um erro no passado e este já foi perdoado, não toque no assunto novamente. Evite os apelidos jocosos e jamais envergonhe seu cônjuge diante de outros.
4. Ser cortês
A cortesia e gentileza ajudam a manter o casal unido. Um ditado popular pode ser um bom guia: “Jamais gritem um com o outro, a não ser que a casa esteja pegando fogo.” Cortesia, amabilidade, gentileza são atributos divinos que contribuem para um casamento duradouro. Evite dizer “não” quando sua cara-metade lhe pedir um favor razoável. Sirvam um ao outro e evitem as brigas como se fosse uma doença. Conversem e tentem chegar a um acordo sempre. Trazer flores para ela, escrever um bilhete de vez em quando ou fazer o jantar favorito dele são lembretes do amor que sentem. Use-os.
5. Ser parceiros
Ninguém se casa para se sentir solitário. Não deixe jamais seu cônjuge se sentir abandonado, preterido ou mesmo esquecido. Faça da felicidade de seu parceiro sua meta. Ser parceiro é ser o melhor amigo do outro. Ninguém, a não ser Deus, deve ser mais importante que o seu cônjuge. Não deixe que nada os mantenha separados. Se o dia de vocês os manteve distantes, vão para a cama juntos, tenham um tempo para conversar, fazer carinho, fazer amor.
Façam coisas juntos, andem de mãos dadas, conversem muito, cuidem um do outro, abracem e beijem-se sempre que se encontrarem ou se despedirem. Deseje sempre o melhor para o seu amado, orem um pelo outro e encontrarão uma felicidade que jamais poderiam ter de outra maneira. O casal que além de ser marido e mulher, é também o melhor amigo e parceiro um do outro, permanece juntos para sempre.