5 maneiras de transformar seu casamento e ser feliz
Melhorar seu casamento pode ser apenas uma questão de foco, este artigo vai instigar você a refletir em como transformar seu relacionamento e ser feliz com a pessoa que você ama.
Suely Buriasco
Um grave problema que observo em meu trabalho de mediadora de casais e consultora de relacionamentos é a forma como os cônjuges desviam o foco um do outro. Uns dizem que é a rotina, outros as preocupações e dificuldades diárias, mas isso tudo poderia ser resolvido facilmente e logo de início se mantivessem atenção em cada um e no relacionamento a dois.
No livro Mediando Conflitos no relacionamento a dois escrevi: “A rotina que enfraquece os elos conjugais é a que representa acomodação, a anulação da própria vontade destrói o convívio pouco a pouco”.
Para operar uma mudança satisfatória no seu casamento, vale a pena prestar atenção em algumas ações comprovadamente eficazes:
1- Reconheça esforços
Quando nos sentimos valorizados pelo cônjuge ficamos motivados a buscar formas de melhorar cada vez mais, porque as pessoas gostam de ser admiradas. Manifeste sua admiração mesmo nas pequenas realizações do cônjuge, tenha interesse em conhecer os seus sentimentos, seu nível de satisfação em realizá-las. Elogios têm forte impacto sobre o nível de felicidade do casal.
Leia: Efeitos da crítica e do elogio no casamento
2- Promova conversas edificantes
O diálogo, sem qualquer dúvida, é grande fonte de entendimento porque propicia que o casal discuta as situações e entrem em um acordo em relação a elas. Pergunte sempre ao seu cônjuge coisas do tipo: “Há algo que posso fazer para nos aproximar mais?”. Não espere que os pequenos problemas cresçam, tente resolvê-los logo que surjam. Busque momentos propícios para não transformar em briga o que era motivo de aproximação.
Veja o vídeo: DRs que funcionam
3- Demonstre seus sentimentos
Com o passar do tempo muitos cônjuges parecem acreditar que não precisam mais manifestar a importância que o outro tem na sua vida. O casamento precisa ser motivado continuadamente através da demonstração de amor, carinho e atenção um com o outro. Surpreenda com alguma coisa que seu cônjuge goste, isso manterá a sua atenção na pessoa amada, além de ter um efeito muito eficaz para a satisfação de ambos.
4- Vá para cama com ele(a)
Claro que os dois têm afazeres distintos, mas é importante ajustar os horários para vivenciarem momentos juntos. Ir para cama juntos é fundamental, não somente para manter uma vida sexual ativa, mas para cultivar momentos de intimidade como trocar algumas palavras gentis antes de fechar os olhos. Segundo Grace Stevens na matéria: “Isso é algo sagrado que você compartilha com seu parceiro, você não pode fazê-lo com mais ninguém em sua vida”.
5- Desculpe e peça desculpas
Não leve tudo tão à sério, releve o que for possível e perdoe as falhas de seu cônjuge. A frase “eu sinto muito” pode promover a compreensão diante de desentendimentos e ofensas. As pessoas comumente erram, mas é preciso ter a nobreza de reconhecer o próprio erro e desculpar o do cônjuge.
Nós todos sabemos que não existe mágica para melhorar o casamento, no entanto, muito pode ser feito quando existe vontade e persistência fundamentadas no amor que une o casal.
O fato é que sentir que um se preocupa com o outro é muito mais importante para a construção de um casamento feliz do que a maioria dos casais já percebeu.
Leia também: 5 ingredientes para um casamento duradouro e feliz