5 más vibrações que você está sem querer enviando ao seu cônjuge

Você pensa antes de falar? Aqui estão cinco falhas de comunicação facilmente evitáveis que ocorrem em seu casamento.

Mayra Bitsko

Muitas vezes, dizemos e fazemos coisas de forma não intencional que emitem vibrações negativas. Quando não pensamos antes de falar, nossas ações e palavras podem ser mal interpretadas. Sem perceber, nós podemos deixar nosso cônjuge desconfortável.

Meu marido e eu às vezes somos culpados deste comportamento. Quando emitimos um ao outro “más vibrações”, ficamos hipersensíveis e desconfortáveis. Por exemplo, quando falamos sobre situações de nossos passados apenas para trazer alguns pontos de parâmetro e não percebemos que estamos desenterrando velhas feridas. Cada um de nós inadvertidamente envia vibrações negativas, porque não percebemos como o outro interpreta as informações. Embora não sejam discutidos inicialmente os comentários que nos fazem sentir mal, eventualmente iremos tocar no assunto – especialmente quando há uma forte tensão no ar. Por isso nos tornamos cada vez mais conscientes sobre como nos expressamos. Pensamos antes de falar.

Mesmo que suas intenções não sejam vistas de forma negativa, aqui estão cinco más vibrações que você está enviando o seu cônjuge:

1. Falar sobre o passado

Apesar de o passado ser parte da vida, é melhor não tocar nele ao discutir questões sensíveis. Dependendo do que você diz, o passado pode muito facilmente ofender seu cônjuge. Ele ou ela pode começar a pensar que o casamento está em perigo se você constantemente faz referência ao passado.

2. Comparações

Vamos dizer que vocês estão reformando uma parte da casa, e você vê o seu cônjuge fazendo algo que você acha que não está da maneira certa. Você pode dizer algo como: “Você está fazendo errado, ‘fulano de tal’ sempre faz deste modo”. Talvez você só mencionou essa pessoa porque era o melhor exemplo para usar no momento, mas as comparações – não importa quão inocentes sejam – tendem a causar sentimentos de insegurança.

Advertisement

3. Julgamentos

Você diz a sua esposa que ela está demorando muito para lavar os pratos em vez de ajudar os filhos com a lição de casa do jeito que você faria. Você diz ao seu marido que ele é muito calmo quando você acha que ele deveria se comportar de forma diferente. Julgar seu cônjuge sempre que tem chance é muito ruim – isso o coloca para baixo. Os cônjuges devem complementar-se e ajudar um ao outro a crescer.

4. Crítica

Todos têm a sua própria maneira de fazer as coisas. Você pode gostar de lavar as roupas e fazer as compras de supermercado no sábado, enquanto o seu cônjuge prefere fazê-las na sexta-feira à noite apenas para desfrutar de um fim de semana sem incumbências. Sem perceber, você critica as preferências dele. Quando você critica preferências, seu cônjuge sente que está errado. E não é este o caso. É apenas a maneira do seu cônjuge executar tarefas.

5. Egoísmo

Seu cônjuge gentilmente lhe pede um favor, mas você demora, parecendo quase irritado porque isso pode interferir com um compromisso anterior. Talvez o seu compromisso anterior tenha algo a ver com o trabalho. Se você não explicar ao seu cônjuge por que você hesitou, ele poderia supor que você está sendo egoísta e não se importa com as suas necessidades.

Se você está emitindo vibrações negativas inadvertidamente, tente mudar a maneira de pensar. Embora leve tempo para fazê-lo, um mediador pode ajudar. Além disso, se você se sente à vontade para explicar seus objetivos para o seu cônjuge, ele ou ela pode ajudá-lo nesse processo.

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 5 bad vibes you’re unwittingly sending your spouse.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Mayra Bitsko

Mayra Bitsko tem mestrado em contabilidade e admnistração de negócios e é autora do livro A Second Chance, e da história The Past Beckons.